o que presenteísmo o que presenteísmo

Você sabe o que é presenteísmo? Conheça os impactos dele na empresa

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Imagine um colaborador que sempre cumpre fielmente a sua jornada de trabalho. Contudo, na maior parte do tempo, ele parece disperso, pouco focado nas suas tarefas. Se você conhece alguém assim, provavelmente está diante de um caso de presenteísmo. Porém, esse breve exemplo não basta para entendermos realmente o que é presenteísmo. É necessário mergulhar mais a fundo no assunto, o que faremos a seguir.

Embora esse fenômeno seja relativamente comum no ambiente laboral, o termo que o batiza ainda é pouco conhecido do público. Além disso, costuma gerar certa confusão e disseminação de conceitos equivocados. Portanto, se você quer aprender a identificar o presenteísmo, compreender os seus malefícios e conhecer maneiras de evitá-lo, continue conosco!

O que é presenteísmo?

É tentador presumir que presenteísmo seja simplesmente o contrário de absenteísmo, que é a ausência do colaborador no horário de trabalho. Tal suposição, contudo, é falsa. O presenteísmo é a prática reiterada de comparecer regularmente ao local de trabalho, mas com baixos níveis de engajamento e produtividade.

Para o colaborador afetado pelo presenteísmo, o expediente praticamente se resume à espera pelo momento de ir embora. Não há compromisso com a qualidade das tarefas realizadas, muito menos com as consequências que esse fraco desempenho pode gerar para a empresa. É um problema que se instala silenciosamente no ambiente de trabalho, mas com potencial para causar sérios problemas a qualquer empresa, como vamos mostrar na sequência.

Quais são as principais consequências do presenteísmo?

Desgaste dos demais colaboradores

O presenteísmo sobrecarrega mental e fisicamente os colaboradores que não foram acometidos diretamente pelo problema. Isso porque as tarefas negligenciadas geram falhas que precisam ser sanadas por outros membros da empresa, causando estresse e esgotamento físico.

Grande rotatividade de colaboradores

Nenhum clima organizacional saudável resiste ao presenteísmo. A falta de motivação acaba contaminando o ambiente de trabalho, o que provoca o êxodo de colaboradores para outras empresas e a necessidade constante de realizar novas contratações e processos de treinamento.

Desperdício de recursos

Embora o colaborador não esteja entregando os resultados desejados, seus salários, encargos trabalhistas e benefícios continuam sendo pagos normalmente. Assim, os recursos humanos e financeiros da empresa são lentamente dilapidados. Aliás, estudos comprovam que os custos decorrentes do presenteísmo são ainda maiores do que os causados pelo absenteísmo.

Como identificar e prevenir o presenteísmo?

O presenteísmo pode se manifestar de várias maneiras, mas há alguns sintomas clássicos, fáceis de serem identificados: baixa produtividade (apesar da grande assiduidade dos colaboradores), acúmulo de tarefas não realizadas, anseio exagerado pelo fim do expediente e reuniões infrutíferas.

Felizmente, há uma série de providências que pode ser adotada para evitar a instalação do problema. Essas ações incrementam a motivação e o engajamento dos colaboradores, que passam a se sentir mais valorizados. Confira algumas delas:

  • implantação de um sistema periódico de avaliação justo e transparente que permita ao colaborador saber exatamente o que se espera dele;
  • criação de um plano de carreira que forneça perspectivas de crescimento profissional dentro da empresa;
  • promoção de ações que estimulem o desenvolvimento pessoal, a qualidade de vida e a integração dos colaboradores;
  • aprimoramento da comunicação interna, permitindo que os colaboradores reportem problemas e insatisfações.

Todas essas medidas estão diretamente relacionadas à produção de um clima organizacional mais saudável. São fundamentais não somente para evitar o presenteísmo, mas para garantir maior produtividade e menores índices de turnover no quadro de colaboradores. Portanto, o investimento em providências dessa natureza tornou-se um diferencial de competitividade extremamente relevante.

Saber o que é presenteísmo, sem dúvida, é essencial. Mas o mais importante é colocar em prática mecanismos capazes de impedir a sua disseminação. Se você deseja trilhar esse caminho, sugerimos começar a jornada conhecendo algumas maneiras de promover a motivação no trabalho. Os resultados certamente compensarão essa iniciativa!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

× WHATSAPP