exercícios para quem trabalha sentado exercícios para quem trabalha sentado

Veja os principais exercícios para quem trabalha sentado

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Dizem que trabalhar é um ato que fortalece a alma. No entanto, o dia a dia profissional pode também ser muito nocivo para a saúde física dos colaboradores, independentemente de suas funções. Por isso, falar sobre exercícios para quem trabalha sentado é uma necessidade, já que esse é um dos grupos que mais sofre com uma série de problemas.

Quem acha que trabalhar sentado é algo mais leve para o corpo está muito enganado. A falta de movimentos com amplitude e a alta carga de movimentação repetitiva, além da postura muitas vezes inadequada, podem trazer consequências negativas para a saúde. As áreas mais afetadas incluem as costas, o pescoço e até mesmo as pernas.

Pensando nisso, separamos atividades que podem ser feitas por esse grupo. A ginástica laboral é essencial para que todos os colaboradores se mantenham saudáveis e sem dores, não aumentando apenas a produtividade, mas também a qualidade de vida no ambiente profissional. Boa leitura!

Ponte

A ponte é um dos exercícios isométricos (denominação dada às práticas em que ficamos parados por um certo tempo) mais conhecidos. Esse é um ótimo exercício para fortalecer diferentes pontos da coluna e das pernas, reduzindo bastante o desconforto ao longo do tempo. Para fazê-lo, é muito simples; basta seguir os próximos passos:

  • deite-se de costas no chão ou no colchonete;
  • deixe os braços esticados no sentido de seu corpo, com as palmas das mãos viradas para o solo;
  • apoie as solas dos pés no chão;
  • lentamente, erga as nádegas e segure o movimento por cerca de 20 segundos;
  • volte devagar para o solo e repita o movimento 5 vezes.

Super-homem

Outro exercício fundamental para o fortalecimento da lombar e do core (região onde estão localizados grande parte de nossos órgãos vitais) é o ‘’Super-homem”. Para fazê-lo, siga os passos a seguir:

  • deite-se de barriga para baixo;
  • deixe os braços esticados para a frente e as pernas para trás, posicionando o corpo inteiro em uma linha horizontal;
  • lentamente, erga, ao mesmo tempo, os dois braços e os dois pés, o máximo que puder;
  • segure o movimento por cerca de 10 segundos;
  • volte lentamente e repita o processo 5 vezes.

Postura do gato e da vaca

Esse movimento (que vem da prática da yoga) tem um nome um tanto quanto engraçado, mas é extremamente benéfico para fortalecer e relaxar os músculos das costas, do abdômen e do pescoço, reduzindo a tensão e a dor. Para fazê-lo, repita os seguintes passos:

  • posicione-se com as mãos e os joelhos no chão, deixando as mãos na linha dos ombros e os pés com as plantas rentes ao solo;
  • para a postura do gato, lentamente erga o seu abdômen (puxando-o para dentro). Force as mãos para baixo para executar o movimento e inspire enquanto o fizer;
  • depois, comece a soltar o ar e vá, pouco a pouco, fazendo o movimento contrário. Agora, empurre o abdômen para baixo, deixando a coluna curvada na parte de cima (postura da vaca);
  • repita os movimentos (e a respiração) cerca de 5 vezes.

Torção deitada

Por fim, mais uma postura emprestada da yoga. Aqui, a sensação de alívio é quase instantânea, mas os benefícios vêm a longo prazo com o fortalecimento e o relaxamento de pontos importantes para quem trabalha sentado. Vamos aprender a executar o movimento?

  • primeiro, deite-se de costas para o solo;
  • abra os braços lateralmente, deixando-os bem esticados em um ângulo de 90 graus;
  • comece por um dos lados. Olhe, por exemplo, para a direita, relaxando bem o seu pescoço;
  • agora, leve os dois joelhos (grudados) para a esquerda, ou seja, o sentido contrário do pescoço. Há também a variação em que apenas um joelho é movido, e a outra perna permanece esticada;
  • isso vai gerar uma torção em seu corpo. Segure o movimento por uns 30 segundos, respirando profundamente e sentindo a expansão muscular;
  • volte devagar e repita o mesmo para o outro lado.

Além desses exercícios para quem trabalha sentado, pessoas que têm um cotidiano mais sedentário no ambiente profissional precisam fazer pequenas pausas ao longo do dia. Isso é essencial para promover o relaxamento dos músculos e tendões, evitando a tensão que gera dor e desconforto.

Gostou deste conteúdo? Gostaria de ampliar os seus conhecimentos sobre o tema? Confira, então, o material “Guia da ginástica laboral: o que você precisa saber sobre essa atividade?” e tire suas principais dúvidas sobre esse conceito importantíssimo para os colaboradores!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

× WHATSAPP