atividade física nas empresas atividade física nas empresas

Confira aqui a importância de estimular a prática de atividade física nas empresas

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Quanto mais saudáveis e ativos os colaboradores de uma organização, maior a produtividade e a motivação deles. Por essa razão, estimular a prática de atividade física nas empresas traz benefícios tanto para os colaboradores quanto para os empregadores.

Por um lado, os colaboradores melhoram o humor, aumentam os níveis de energia, reduzem o risco de doenças ligadas ao sedentarismo e outras coisas. Por outro, a empresa pode contar com colaboradores mais dispostos, saudáveis, felizes e produtivos. Entenda melhor!

Vantagens de estimular seus colaboradores a terem uma vida ativa

Quando a organização se preocupa com o bem-estar dos seus colaboradores, ela cumpre seu papel de cuidar da saúde das pessoas que fazem parte dela. E uma das formas de fazer isso é estimulando a prática de atividade física entre elas, visto que uma vida ativa traz inúmeros benefícios, tanto para a empresa quanto para seus colaboradores.

É importante lembrar que, independentemente da atividade física ser feita no ambiente de trabalho ou fora dele, os resultados poderão ser vistos tanto na vida profissional quanto na pessoal do indivíduo.

Por esse motivo, implantar um programa de incentivo à prática de atividade física nas empresas não é visto como um ônus, e sim um bônus, uma vez que proporciona:

  • mão de obra saudável;
  • redução das taxas de absenteísmo e afastamentos;
  • maior felicidade no ambiente de trabalho;
  • profissionais motivados;
  • maior vantagem competitiva;
  • melhor relação entre colaboradores e empregadores.

Inclusive, se a atividade física for realizada em grupo, fora ou na própria empresa, o ambiente laboral torna-se mais agradável e os colaboradores unidos. Sem contar que favorece o trabalho em equipe e o companheirismo entre eles.

Quanto ao profissional, os benefícios para a saúde física, mental e emocional são ainda maiores, afinal, o sedentarismo é fator de risco de diversas doenças, como obesidade, diabetes, osteoporose, hipertensão etc. Além disso, a prática de atividade física:

  • reduz o estresse;
  • melhora o foco e a atenção;
  • melhora a qualidade do sono;
  • alivia as tensões — físicas e emocionais — do dia a dia;
  • aumenta a disposição;
  • dentre outras coisas.

    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.
    Powered by Rock Convert

Atividades físicas dentro e fora do ambiente de trabalho

Como você pode notar, ter colaboradores ativos é muito importante e traz diversos benefícios não só para eles, mas também para a empresa. Uma das maneiras de incentivar os colaboradores é fazer campanhas de incentivo e apresentar sugestões de atividades que podem ser praticadas dentro e fora da empresa.

A ginástica laboral, por exemplo, está voltada especialmente para colaboradores de empresas e é feita no próprio ambiente de trabalho. Apesar de sua finalidade ser a prevenção de lesões e doenças ocasionadas pela atividade ocupacional, é também uma forma de sair do sedentarismo, ter maior qualidade de vida e mudança de hábitos.

Além da ginástica laboral, atividades como yoga, caminhada, corrida, passeios de bike, treinamento funcional e outros são ótimas opções. Na verdade, o importante é que a empresa conscientize-se do quanto pode ser benéfico ter colaboradores ativos e incentive-os, por meio de programas e campanhas direcionadas.

E então, percebeu como é importante priorizar a atividade física nas empresas? Se você acha que este conteúdo é útil e pode ajudar outras pessoas, aproveite e compartilhe com seus amigos nas redes sociais! Quem sabe assim eles se inspiram e começam também a praticar exercícios físicos!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

× WHATSAPP