Atividades ao ar livre podem motivar e integrar os colaboradores

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Uma das muitas tarefas de um profissional de RH, assim como um de seus maiores desafios, é auxiliar e orientar o colaborador no equilíbrio corpo e mente. Afinal, mesmo profissionais bem remunerados e com boas posições na empresa podem necessitar de outros estímulos para alcançar e manter seu melhor desempenho e satisfação.

Por isso, a importância de criar estratégias para integrar e motivar colaboradores. Para esse objetivo, uma das técnicas que pode gerar resultados é o incentivo à prática de atividades ao ar livre.

A seguir, vamos nos aprofundar nos motivos que tornam tais atividades essenciais para sua empresa. Além disso, indicaremos algumas das principais práticas que podem ser adotadas. Confira!

Por que sua empresa deve investir em atividades ao ar livre?

O nível de dedicação de uma pessoa em seu trabalho está diretamente ligado ao seu estado de saúde, tanto físico quanto emocional. Portanto, se a sua empresa está buscando melhorar a produtividade e, ainda, trabalhar na comunicação interna das equipes, exercícios em grupo realizados ao ar livre são uma ótima opção. Abaixo, citaremos alguns dos benefícios.

Possibilidade de agregar famílias e empresa

Como estamos falando de atividades em grupo, não precisamos limitar os participantes. Assim, abre-se um leque de opções que permite a participação de familiares dos colaboradores.

Como isso causa algum impacto positivo na empresa? É simples! Com a possibilidade de encaixar seus entes queridos em sua agenda profissional, a tendência é que as equipes se sintam mais à vontade no ambiente de trabalho e tenham melhor relacionamento com seus empregadores e colegas. Tudo isso contribui para o aumento da produtividade e da retenção de profissionais.

Incentivo a um estilo de vida ativo

Como já mencionado, uma empresa deve prezar pelo estado de saúde de seus trabalhadores. Dessa forma, realizar seus momentos recreativos em salas de descanso e jogos de videogame pode ser uma boa prática, mas não deve ser a única.

O tempo gasto dentro de um ambiente fechado deve ser balanceado com um incentivo a atividades que promovam um estilo de vida mais ativo e, assim, mais saudável para o colaborador.

Quais atividades podem ser usadas para motivar colaboradores?

Agora que entendemos como eventos a céu aberto são importantes para a motivação de equipes, vamos observar algumas das principais opções.

Oficinas de bambolês e malabares

Originárias da cultura circense, essas atividades são vistas como uma excelente forma de combinar exercício e diversão. Afinal, quase todo adulto já foi uma criança brincando de bambolê. Esse sentimento nostálgico, combinado com o esforço aeróbico e muscular, proporciona uma experiência lúdica que incentiva a criatividade e aperfeiçoa habilidades motoras e reflexivas.

Passeios em parques e praças

Parques e praças são excelentes locais para organizar uma atividade com colaboradores e familiares. A realização de caminhadas, corridas, passeios ciclísticos e afins estimula a prática do exercício físico regular e ajuda no equilíbrio corpo e mente. Além disso, o mesmo espaço pode ser usado para piqueniques e gincanas, favorecendo a comunicação interpessoal.

Torneios esportivos

O que pode ser melhor para construir um bom relacionamento do que a prática de esportes coletivos? Vôlei, futebol, basquete… são muitas as opções, mas todas carregam em comum qualidades similares. A organização de torneios informais aumenta a sensação de pertencimento entre os participantes.

Além disso, a necessidade de trabalhar em equipe estimula a comunicação e a colaboração mútua, seja dentro ou fora de quadra.

A organização de encontros fora do ambiente de trabalho é uma excelente forma de motivar colaboradores. Ao sair da mesmice de suas rotinas, eles renovam as energias e ganham fôlego para se dedicar aos compromissos profissionais. Atividades ao ar livre proporcionam maior interação entre membros da equipe e incentivam um estilo de vida mais saudável.

E aí, pronto para levar sua equipe para fora do escritório e otimizar sua experiência de trabalho? Ainda tem dúvidas sobre os benefícios que um programa de qualidade de vida pode trazer para sua empresa? Leia este artigo!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

× WHATSAPP