qualidade de vida na empresa qualidade de vida na empresa

Quais os benefícios de implantar um programa de qualidade de vida na empresa?

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

A qualidade de vida na empresa é um importante fator de influência tanto na produtividade da organização quanto na decisão dos colaboradores de fazerem parte dela. Hoje, a implantação de um programa de qualidade de vida no trabalho (QVT) é indispensável para as companhias que desejam reter talentos e melhorar seu desempenho.

Esse tipo de programa envolve uma série de iniciativas coordenadas com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores de uma empresa. Não se trata de um simples benefício, mas sim de uma estratégia de valorização com reflexos na performance da organização.

Entenda melhor, neste post, porque investir em um programa de qualidade de vida na empresa.

Quais são os benefícios de implantar um programa de qualidade de vida na empresa?

Ao proporcionar mais satisfação e oportunidades aos colaboradores por meio da QVT, a empresa também garante uma série de benefícios para o seu próprio desempenho. Confira alguns deles.

Equipes mais motivadas

Os investimentos na saúde e na qualidade de vida no trabalho têm um impacto quase imediato na motivação dos colaboradores. Ao se sentirem acolhidos, eles se mostram mais engajados em relação as atividades da empresa.

Os colaboradores se sentem prestigiados e valorizados quando a empresa demonstra preocupação com o bem-estar deles. Assim, a tendência é que eles se esforcem para alcançar um resultado melhor e desempenhem suas tarefas com mais satisfação.

Retenção de talentos

Uma boa remuneração não é o suficiente para “segurar” os melhores talentos em uma empresa. A compensação financeira e um amplo pacote de benefícios devem estar acompanhados por uma proposta de valor para a qualidade de vida dos profissionais.

Se o projeto se estender aos familiares, há mais chances de manter o interesse dos colaboradores mais talentosos em continuarem ajudando no desenvolvimento da organização.

Aumento da produtividade

Mais saúde, segurança, estabilidade e bem-estar contribuem para a satisfação geral do colaborador. Com o sucesso do programa de QVT e com a percepção de que essa é a preocupação real da empresa, o empenho e a qualidade do trabalho aumentam.

O crescimento da produtividade dos colaboradores é um efeito direto desse tipo de programa. Vale reforçar que a ideia não se trata de simples benefícios, mas de investimentos na melhoria do desempenho e da competitividade da empresa.

Equipes mais saudáveis

Ter saúde é essencial para a qualidade de vida e para o bem-estar. Investir em programas que estimulem, orientem e garantam os meios para que os colaboradores se mantenham saudáveis é ponto-chave em qualquer proposta de QVT.

Essa preocupação resulta no aumento da produtividade, um ponto que já mencionamos. Além disso, possibilita um melhor controle das despesas com plano de saúde, com redução da sinistralidade e dos afastamentos por questões médicas.

Mais felicidade no ambiente de trabalho

Um conceito que pode ser considerado abstrato, mas que ganha força no ambiente de RH é o de felicidade no trabalho. Os profissionais que trabalham felizes costumam ser mais engajados e comprometidos com seus resultados.

Obter esse estado de felicidade engloba uma série de fatores que envolvem questões tanto intrínsecas à atividade laboral quanto pessoais. Um programa de QVT pode ser eficiente para estimular esse sentimento e utilizá-lo na promoção do bem-estar dos colaboradores.

Esses são alguns benefícios de investir na qualidade de vida no trabalho, uma ferramenta importante para promover a satisfação dos colaboradores e estimulá-los para um desempenho profissional de destaque.

Quais são as medidas que podem ser adotadas para garantir a qualidade de vida na empresa? Conte para a gente nos comentários a sua opinião sobre o assunto!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados
× WHATSAPP