Qualidade de vida e mobilidade urbana: 3 benefícios dessa relação

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Qualidade de vida e mobilidade urbana andam lado a lado no cotidiano das cidades brasileiras, sobretudo nas grandes capitais e metrópoles. Afinal, de uma coisa ninguém tem dúvida: o trânsito caótico dos dias de hoje é sinônimo de estresse e dor de cabeça para a maior parte da população.

Isso é ainda mais grave para os trabalhadores que precisam sair de casa com muitas horas de antecedência para chegar a tempo no serviço. Sem falar na questão ambiental, considerando-se que o tráfego intenso é um dos maiores emissores de CO2 e, consequentemente, um dos grandes culpados pela poluição atmosférica.

Por isso, hoje em dia, investir em estratégias de transporte inteligente se tornou um foco das empresas. Assim, é possível melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, garantindo o melhor desempenho de todos, ao mesmo tempo em que se contribui para uma sociedade muito mais sustentável.

Quer entender melhor como funciona? Então acompanhe o post e conheça os 3 principais benefícios dessa relação!

Para os colaboradores: qualidade de vida e mobilidade urbana

Menos tempo no trânsito

Quando uma empresa investe em sistemas de transporte inteligentes, ela contribui efetivamente para diminuir o tempo que seus colaboradores gastam no trânsito caótico das grandes cidades. Para você ter uma ideia de como o tráfego está sobrecarregado, considere que, atualmente no Brasil, existe um carro para cada grupo de quatro habitantes. Dez anos atrás, essa proporção era de um para sete.

O resultado disso todos nós sabemos: trânsito congestionado, tumultuado e estressante, sobretudo nos famosos horários de pico. Quando existe uma opção mais prática de transporte, como metrôs, ônibus fretados ou sistemas de caronas compartilhadas, fica muito mais fácil desafogar o tráfego e contribuir para a qualidade de vida dos trabalhadores que precisam se deslocar até o serviço diariamente.

Mais produtividade na empresa

Vamos pensar juntos: se um trabalhador reduzir pela metade o tempo gasto no deslocamento até a empresa, ele chegará muito mais descansado ao local de trabalho — visto que poderá usar esse tempo livre para o próprio sono ou para relaxar com outras atividades. Passar mais tempo em família, por exemplo, pode ser o descanso extra de que o funcionário precisa.

Isso tem um efeito imediato sobre sua produtividade na empresa, já que ele não chegará estressado nem mal-humorado para lidar com a imensidão de tarefas corporativas. Com a mente livre e desafogada, ele trabalhará muito mais disposto e com mais agilidade, solucionando questões rotineiras do trabalho com total presteza e eficácia.

Mais organização na rotina de trabalho

Esse aspecto tem tudo a ver com o anterior. Afinal, um funcionário descansado tende a ser muito mais organizado nas atividades da empresa. Até porque, quando estamos cansados, a primeira coisa que fazemos é deixar as tarefas se acumularam sem previsão de término, pois não sobra muita energia para pensar e8m soluções práticas e, de fato, colocar a mão na massa.

Com o humor em dia, a situação muda totalmente de figura. A disposição fica elevada, e a mente aberta para que possamos resolver as pendências com rapidez e atenção redobrada. Sim! Faz muito sentido: poupar aquelas preciosas horas desperdiçadas no trânsito caótico impulsiona de imediato a produtividade dos colaboradores.

Para a sociedade: 3 benefícios dessa relação

1. Menos poluição ambiental

Você sabia que, em uma cidade como São Paulo, a indústria automobilística e de transportes é responsável por cerca de 70% da emissão do CO2 que polui o meio ambiente? Pois é. Isso ocorre devido ao processo de queima dos combustíveis como gasolina e álcool, que liberam gases altamente tóxicos na atmosfera.

Além de comprometer a qualidade do ar que respiramos, esses gases desestabilizam os ecossistemas naturais, ocasionando impactos ambientais em grande escala. Portanto, investir na relação entre qualidade de vida e mobilidade urbana é fundamental não apenas para garantir o bem-estar dos trabalhadores, mas também para diminuir a emissão de poluentes no nosso planeta.

2. Menos estresse e preocupação

Incentivar o transporte alternativo tem sido uma das soluções mais eficazes que as empresas encontraram para investir na mobilidade de seus colaboradores. O uso da bicicleta e a utilização de aplicativos de caronas corporativas são ótimos exemplos de práticas que os funcionários podem adotar para otimizar seu dia a dia e, consequentemente, a produtividade no trabalho.

Não há como negar que passar três ou quatro horas dentro de um ônibus de linha somente para ir e voltar do serviço deixa qualquer pessoa estressada e desestimulada. Nesse caso, investir em ônibus fretados e que façam rotas alternativas tem sido uma solução procurada pelas empresas.

Os aplicativos de carona também estão bastante em alta quando o assunto é mobilidade corporativa, aliando tecnologia e praticidade na rotina laboral.

3. Mais bem-estar e qualidade de vida

Como vimos, uma mobilidade urbana eficaz tem tudo a ver com o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, principalmente no caso de trabalhadores que precisam se deslocar todos os dias até o serviço. Nesse sentido, as empresas mais antenadas estão investindo em soluções tecnológicas como o aplicativo ABSMob.

Esse app é o melhor recurso para administrar, de forma inteligente, as opções de mobilidade utilizadas por uma empresa. O ABSMob é eficiente tanto para a gestão administrativa quanto para os colaboradores, já que o aplicativo permite que ambos identifiquem qual a melhor opção para se locomover até o trabalho em determinado momento. Além do mais, a tecnologia do app possibilita centralizar, em uma única plataforma, a gestão de vale-transporte, a de vale-combustível e as opções de caronas compartilhadas disponíveis a cada novo dia. É ou não é uma ideia genial?

Dividir a corrida com os colegas de trabalho também é muito interessante do ponto de vista da socialização, na medida em que coopera para que os colaboradores cheguem mais animados no serviço após um papo descontraído a caminho da empresa.

Além de impulsionar a qualidade de vida dos funcionários, o uso do aplicativo ainda contribui para a redução de custos administrativos. O meio ambiente, é claro, também sai ganhando. Então, não deixe de considerar essa alternativa de gestão, aliando qualidade de vida e mobilidade urbana de forma inteligente e sustentável dentro das empresas.

Gostou do post? Este post foi escrito Audaz Tecnologia que oferece soluções completas de mobilidade corporativa. Então siga as páginas da Audaz Tecnologia nas redes sociais — Facebook | LinkedIn | Twitter — e fique por dentro de mais conteúdos como este!


Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

× WHATSAPP