profissional de educação fisica profissional de educação fisica

Qual a importância do profissional de educação física em condomínios?

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Você sabia que a presença de um profissional de Educação Física nas academias de condomínios do Rio de Janeiro é mais do que um diferencial, é uma obrigação?

Isso mesmo! Contar com uma orientação de um profissional devidamente credenciado é tão fundamental que uma das maiores cidades do país tornou lei a atuação deles dentro dos espaços destinados à prática de atividades físicas nos condomínios.

Quer saber mais sobre o assunto? Basta continuar a leitura!

O que diz a Lei 8070/2018?

Em vigor no Rio de Janeiro, a Lei 8070/2018 dispõe sobre a obrigatoriedade de manter como responsável técnico das academias de condomínios edilícios, um profissional de Educação Física com registro no órgão oficial da categoria.

Ou seja, os condomínios com academias devem registrar seu responsável técnico junto ao Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região – o CREF 1, a fim de que esses profissionais orientem os moradores que forem praticar as suas atividades físicas em salas de treinamento do condomínio.

Por que é necessário um profissional credenciado na hora de praticar exercícios?

Há quem pergunte se a presença de um profissional é realmente necessária nos treinos, sejam eles mais leves ou mais intensos. A resposta, certamente, é sim!

Praticar exercícios com a supervisão de um profissional de Educação Física credenciado traz diversos benefícios para a saúde e para o treinamento. Veja alguns deles!

Melhora do condicionamento físico

Um profissional será capaz de indicar um grupo de atividades combinadas para melhorar ou condicionar o corpo como um todo, ou a maioria das pessoas, provavelmente, não saberá fazer por conta própria.

Obtenção de melhores resultados

Malhar com uma supervisão profissional aumenta os seus clientes. Um professor é capaz de oferecer motivação motivada naqueles dias nos quais o aluno não está disposto. Além disso, por meio de avaliações periódicas, ajuda ou aluno a perceber sua evolução.

Com esses resultados em mãos, será possível adequar os exercícios para usar novas metas, caso seja necessário. Isso certamente não acontece com uma pessoa que treina sem orientação, já que ela faz repetir os mesmos exercícios diários, sem novos estímulos.

Quais os riscos de não contratar um professor de Educação Física?

Treinar sem orientação e acompanhamento de um profissional credenciado pode exportar sua saúde para riscos muito sérios.

Entre os mais comuns, podemos citar como lesões na coluna, nas articulações e na musculatura causadas por exercícios com intensidade exagerada (quando o praticante vai além dos seus limites físicos e acaba se machucando), e pela forma incorreta de executar o movimento.

Além disso, problemas mais graves podem acabar ocorrendo. Muitas pessoas não sabem, por exemplo, que têm problemas no coração. Apenas por isso, antes de iniciar uma prática esportiva, é de grande importância o aluno consultar um cardiologista e fazer uma bateria de exames para garantir uma segurança maior, tanto para o profissional de educação física que executa o acompanhamento, como para o aluno. Após isso, passe por uma avaliação física completa .

Praticar suas atividades junto a um profissional de Educação Física é uma segurança para sua saúde, além de uma maior garantia dos resultados obtidos. Por isso, jamais abra mão dele!

E você, mora em um condomínio que já possui um profissional credenciado? O que acha sobre o assunto? Deixe seu comentário e vamos trocar idéias!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

× WHATSAPP