como organizar a sipat como organizar a sipat

Passo a passo: aprenda agora como organizar a SIPAT e ter sucesso

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Você sabe como organizar a SIPAT? A Semana Interna da Prevenção de Acidente no Trabalho trata-se, basicamente, de uma semana dedicada à realização de atividades e à divulgação de informações sobre esse assunto, visando conscientizar e dar orientações aos colaboradores. Ela é de extrema importância para a qualidade de vida e o bem-estar de toda a organização.

O principal objetivo desse evento é prevenir e reduzir o número de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais, mostrando aos trabalhadores como as ações de segurança e os cuidados com a saúde são fundamentais. A ideia é orientá-los sobre diferentes aspectos e incentivá-los a sempre fiscalizar, apontando falhas e riscos e sugerindo mudanças às suas empresas quando acharem necessário.

Para que tudo corra bem nessa semana, no entanto, é preciso fazer uma boa organização e oferecer informações realmente qualificadas e relevantes. Confira nosso passo a passo para se orientar!

Planeje-se previamente

Para criar uma boa SIPAT, não adianta deixar para preparar tudo de última hora. O indicado é organizar essa semana gradativamente, inclusive ao longo das reuniões da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho).

Será preciso definir, por exemplo, as melhores datas e o melhor local para o evento, assim como suas atividades, sua abertura e seu encerramento. Verifique e garanta uma equipe de qualidade, avalie quais serão todos os recursos financeiros e materiais necessários. Lembre-se, ainda, que tudo deve ser registrado, tanto no planejamento quanto na execução da SIPAT.

Defina o tema da SIPAT

Todo ano, a SIPAT tem um tema diferente, relacionado às questões de segurança e saúde no trabalho. É importante definir previamente qual será esse tema, para poder organizar a maioria das atividades de acordo com ele.

Escolha um assunto que seja relevante, promova melhorias e, ao mesmo tempo, desperte o interesse de seus colaboradores. Vale lembrar que, apesar de ter um foco principal, também podem ser abordadas outras questões importantes ao longo da semana, como motivação e qualidade de vida.

Estabeleça um cronograma

É importante definir antecipadamente o cronograma da SIPAT para que tudo saia dentro dos conformes. As atividades podem ser bastante variadas, incluindo gincanas, palestras, dinâmicas, premiações e distribuições de brindes, dentre outras. É uma boa ideia que elas sejam realizadas em horários alternados, para facilitar a disponibilidade de todos os funcionários.

Divulgue a SIPAT com antecedência e incentive a participação de todos

Também não adianta deixar para divulgar esse evento de última hora. Comece com antecedência, explicando aos colaboradores do que se trata esse evento, porque ele é importante e como ele pode contribuir para todos ali.

Coloque faixas e cartazes, pendure o cronograma no mural e envie explicações pela internet, por exemplo. Mostre que haverão atividades interessantes e incentive todos a participar. Algumas atividades podem até ser abertas para a entrada de amigos e familiares.

Assim, você vai preparar uma SIPAT muito especial e enriquecedora. Além dessas dicas, uma outra boa ideia é contar com a ajuda de uma empresa especializada, que vai auxiliar no planejamento e na realização de ótimas atividades. Isso faz toda a diferença para o seu evento.

Bom, agora você já sabe como organizar a SIPAT! Conte com o nosso apoio para tirar suas dúvidas e preparar essa semana. É só entrar em contato com a gente!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

11 thoughts on “Passo a passo: aprenda agora como organizar a SIPAT e ter sucesso

  1. Have you ever thought about publishing an ebook or guest authoring on other blogs?
    I have a blog centered on the same subjects you
    discuss and would really like to have you share some stories/information. I
    know my subscribers would appreciate your work. If you are even remotely interested, feel free to send
    me an e-mail. 0mniartist asmr

  2. Hi there would you mind sharing which blog platform you’re working with?
    I’m going to start my own blog soon but I’m having a hard time selecting between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your design seems different then most blogs and I’m looking
    for something completely unique.
    P.S My apologies for being off-topic but I had to ask! 0mniartist asmr

  3. Generally I do not read post on blogs, however
    I would like to say that this write-up very pressured me to check out and do
    it! Your writing style has been amazed me. Thank you, quite nice article.
    0mniartist asmr

  4. Hi would you mind letting me know which web host you’re using?

    I’ve loaded your blog in 3 different internet browsers and
    I must say this blog loads a lot quicker then most.
    Can you recommend a good hosting provider at a honest price?

    Thanks, I appreciate it! 0mniartist asmr

  5. Really no matter if someone doesn’t know then its up to
    other people that they will help, so here it occurs.

  6. Usually I don’t learn article on blogs, however I would
    like to say that this write-up very forced me
    to try and do it! Your writing style has been surprised me.
    Thanks, very great article.

  7. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates.
    I’ve been looking for a plug-in like this for quite some
    time and was hoping maybe you would have some experience
    with something like this. Please let me know if you run into
    anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

  8. I’m not that much of a online reader to be honest but your sites
    really nice, keep it up! I’ll go ahead and bookmark your
    site to come back later. All the best

Deixe um comentário

× WHATSAPP