como organizar a sipat como organizar a sipat

Passo a passo: aprenda agora como organizar a SIPAT e ter sucesso

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Você sabe como organizar a SIPAT? A Semana Interna da Prevenção de Acidente no Trabalho trata-se, basicamente, de uma semana dedicada à realização de atividades e à divulgação de informações sobre esse assunto, visando conscientizar e dar orientações aos colaboradores. Ela é de extrema importância para a qualidade de vida e o bem-estar de toda a organização.

O principal objetivo desse evento é prevenir e reduzir o número de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais, mostrando aos trabalhadores como as ações de segurança e os cuidados com a saúde são fundamentais. A ideia é orientá-los sobre diferentes aspectos e incentivá-los a sempre fiscalizar, apontando falhas e riscos e sugerindo mudanças às suas empresas quando acharem necessário.

Para que tudo corra bem nessa semana, no entanto, é preciso fazer uma boa organização e oferecer informações realmente qualificadas e relevantes. Confira nosso passo a passo para se orientar!

Planeje-se previamente

Para criar uma boa SIPAT, não adianta deixar para preparar tudo de última hora. O indicado é organizar essa semana gradativamente, inclusive ao longo das reuniões da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho).

Será preciso definir, por exemplo, as melhores datas e o melhor local para o evento, assim como suas atividades, sua abertura e seu encerramento. Verifique e garanta uma equipe de qualidade, avalie quais serão todos os recursos financeiros e materiais necessários. Lembre-se, ainda, que tudo deve ser registrado, tanto no planejamento quanto na execução da SIPAT.

Defina o tema da SIPAT

Todo ano, a SIPAT tem um tema diferente, relacionado às questões de segurança e saúde no trabalho. É importante definir previamente qual será esse tema, para poder organizar a maioria das atividades de acordo com ele.

Escolha um assunto que seja relevante, promova melhorias e, ao mesmo tempo, desperte o interesse de seus colaboradores. Vale lembrar que, apesar de ter um foco principal, também podem ser abordadas outras questões importantes ao longo da semana, como motivação e qualidade de vida.

Estabeleça um cronograma

É importante definir antecipadamente o cronograma da SIPAT para que tudo saia dentro dos conformes. As atividades podem ser bastante variadas, incluindo gincanas, palestras, dinâmicas, premiações e distribuições de brindes, dentre outras. É uma boa ideia que elas sejam realizadas em horários alternados, para facilitar a disponibilidade de todos os funcionários.

Divulgue a SIPAT com antecedência e incentive a participação de todos

Também não adianta deixar para divulgar esse evento de última hora. Comece com antecedência, explicando aos colaboradores do que se trata esse evento, porque ele é importante e como ele pode contribuir para todos ali.

Coloque faixas e cartazes, pendure o cronograma no mural e envie explicações pela internet, por exemplo. Mostre que haverão atividades interessantes e incentive todos a participar. Algumas atividades podem até ser abertas para a entrada de amigos e familiares.

Assim, você vai preparar uma SIPAT muito especial e enriquecedora. Além dessas dicas, uma outra boa ideia é contar com a ajuda de uma empresa especializada, que vai auxiliar no planejamento e na realização de ótimas atividades. Isso faz toda a diferença para o seu evento.

Bom, agora você já sabe como organizar a SIPAT! Conte com o nosso apoio para tirar suas dúvidas e preparar essa semana. É só entrar em contato com a gente!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

× WHATSAPP