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O que é liderança positiva e como fazer essa diferença na empresa?

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Sabe-se que um dos principais estímulos para um bom trabalho em equipe é o apoio da liderança. A partir disso, há diversos aspectos que podem ser trabalhados na figura do líder para garantir bons resultados. Um deles é a liderança positiva. Mas o que é liderança positiva?

É uma gestão que preza pelo potencial e bem-estar de sua equipe, estimulando-a a dar seu melhor e a ser inovadora, além de fazer questão de estar lado a lado nos desafios do dia a dia, isto é, uma gestão colaborativa. Esse formato só traz benefícios para o clima organizacional das empresas que o adotam. Neste conteúdo, você vai conferir quais são eles. Boa leitura!

Entrega de resultados

Uma liderança positiva é consciente sobre as forças e as fraquezas de cada membro do seu time, e uma de suas principais funções é ajudar a potencializar o que eles têm de melhor. Uma gestão colaborativa e presente acompanha cada progresso e não se satisfaz com resultados esperados. Essa liderança exerce seu papel de motivadora para alcançar níveis de excelência e superar as expectativas.

Motivação no trabalho

Um dos diferenciais da liderança positiva é a postura da figura do gestor quanto à motivação. Ele(a) sabe que não é apenas útil, mas indispensável para manter a equipe energizada e engajada no mesmo objetivo. Além disso, qual time não se satisfaz em ter um(a) líder preocupado(a) em lhe estimular, atento(a) ao que pode ajudar? Isso traz mais inspiração e estímulo ao ambiente de trabalho, além de fortalecer a união de todos.

Sucesso na carreira

Incentivar o crescimento da equipe é fundamental para mantê-la motivada e ser bem-sucedida. A gestão deve identificar quais características precisam ser aperfeiçoadas para, junto ao setor de Recursos Humanos, estabelecer um planejamento de carreira para cada membro do time. Esse desenvolvimento exige acompanhamento e comprometimento dos dois lados.

Comunicação interpessoal

Um líder positivo faz questão de ouvir seus liderados. Respeita suas opiniões, troca ideias, estimula-os a participar de reuniões estratégicas e se posicionar, pois entende a importância que isso tem para que eles se sintam reconhecidos e parte do todo.

Essa posição favorece a comunicação interpessoal, dando mais autoconfiança aos colaboradores e permitindo que eles ganhem cada vez mais espaço dentro da empresa.

Felicidade no trabalho

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia (EUA) atestou que colaboradores mais felizes são 31% mais produtivos, vendem 37% mais e são até três vezes mais criativos. Dito isso, percebe-se como o bem-estar e a felicidade deles faz a diferença, não é?

Uma gestão colaborativa preza pela comunicação transparente, pelo feedback constante e pelo reconhecimento. Esses são alguns dos principais elementos para manter times felizes.

A liderança positiva faz toda a diferença na gestão geral de uma empresa. Além dela, investir em programas e iniciativas que promovam bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho ajuda a engajar, motivar e, como consequência, alcançar resultados mais animadores.

Agora que entendeu o que é liderança positiva e sua relação com a gestão colaborativa, bem como seus benefícios para os negócios, o que acha de compartilhar este artigo e ajudar mais empresas a chegar lá? 

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