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O que é EVP e como ele pode influenciar a relação entre empresa e colaborador?

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Empresas competem entre si pela conquista de uma fatia do mercado consumidor e, por isso, se preocupam com sua imagem perante o público em geral. Porém, outra luta importante que nunca cessa envolve a contratação dos melhores profissionais. É nesse contexto que o conceito de EVP se torna extremamente relevante. Mas você sabe o que é EVP e qual o papel dele?

A seguir, vamos descobrir tanto o que existe por trás dessa sigla quanto os benefícios que a sua implementação eficaz podem gerar para qualquer empresa. Venha conosco!

Afinal, o que é EVP?

EVP é a abreviação de Employee Value Proposition, expressão em inglês que pode ser traduzida como Proposta de Valor ao Colaborador. Trata-se de um conjunto de vantagens, recompensas, conceitos e valores que as empresas oferecem aos seus colaboradores, funcionando como um fator de atração e retenção dos talentos mais valiosos do mercado.

Portanto, cada uma deve adotar um EVP próprio, que funcione como um diferencial em relação às concorrentes. Ao mesmo tempo, ele deve estar em harmonia com a cultura, os objetivos e a realidade financeira da empresa.

O que pode integrar o EVP?

A natureza dos itens que compõem o EVP pode variar muito. Embora salários, planos de saúde, bônus anuais e prêmios por desempenho tenham um peso considerável, outros fatores são tão ou, às vezes, até mais importantes. Isso porque são intrínsecos àquela determinada empresa, não podendo ser facilmente reproduzidos. Confira exemplos:

  • ambiente laboral sadio;
  • preocupação com a qualidade de vida do colaborador;
  • possibilidade de evolução na carreira;
  • flexibilidade do horário de trabalho;
  • oportunidade de desenvolvimento pessoal;
  • maneira como a liderança é exercida;
  • zelo com a segurança no trabalho;
  • valores que norteiam as ações da empresa;
  • imagem da empresa perante o mercado.

Como implementar o EVP na sua empresa?

Adotar um EVP dissociado da realidade terá um efeito contrário ao desejado. Portanto, é essencial envolver todos na criação de uma proposta que espelhe valores fiéis ao cotidiano da empresa.

Além de ouvir colaboradores, líderes e membros do RH, é muito produtivo entrevistar pessoas que não fazem mais parte do quadro. A ideia é descobrir quais aspectos do ambiente de trabalho motivam os colaboradores a continuarem na empresa, bem como os que deveriam ser reformulados.

Paralelamente, é preciso saber como a empresa é vista no mercado. Ou seja, a quais conceitos a marca é associada pelo público. A partir da coleta desses dados, torna-se possível elaborar um EVP realista e viável.

Mas o trabalho não termina aí. O teor do plano deve ser comunicado a toda a equipe e efetivamente exercido no cotidiano. Até porque os próprios colaboradores serão os principais responsáveis pela divulgação do EVP.

Quais os benefícios do EVP?

A proposta atrai profissionais mais qualificados e competentes, o que causa um impacto positivo imediato nos resultados da empresa. As taxas de turnover caem significativamente. Com elas, também são reduzidos o tempo e as despesas com processos de seleção e períodos de treinamento.

A implementação de um EVP bem elaborado melhora o ambiente organizacional e a produtividade da empresa como um todo. Os colaboradores se sentem valorizados e orgulhosos de fazerem parte de tal projeto.

Outros ganhos são uma comunicação interna mais eficiente e uma maior agilidade nos processos. Enfim, é seguro afirmar que só existem vantagens na adoção do EVP e que toda empresa deveria investir nessa prática o quanto antes.

Conhece alguém que precisa entender o que é EVP e a importância dele na melhoria da relação entre empresa e colaboradores? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

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