o que é empowerment o que é empowerment

Você sabe o que é empowerment? Conheça esse conceito inovador nas empresas

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

A relação entre colaboradores e empregadores está mudando. Na verdade, todo o mercado de trabalho está em constante transformação. Estratégias variadas surgem o tempo todo para suprir essas demandas e facilitar as mudanças. Nesse contexto, saber o que é empowerment é essencial para estarmos por dentro das novas tendências.

O emporwement é uma novidade que tem mostrado a que veio em todo mundo, trazendo ótimos resultados não só para as empresas, mas também para os colaboradores. Conhecê-lo, portanto, não é algo que pode ser deixado de lado!

A seguir, saberemos mais sobre o assunto. Descobriremos o que é o empowerment e quais são os seus principais benefícios para os negócios e para a equipe como um todo. Boa leitura!

O que é empowerment?

O termo empowerment está relacionado ao empoderamento, nesse caso, da equipe. Aqui, há uma certa descentralização do “poder” do gestor, que passa a delegar tarefas e compromissos de forma mais abrangente, fazendo com que toda a equipe participe mais ativamente dos processos da empresa.

Dessa forma, todos os envolvidos naquele negócio passam a ter um maior poder de tomada de decisões dentro da empresa. O compartilhamento de liderança traz uma série de vantagens para o ambiente corporativo, como veremos a seguir.

Quais são os benefícios dessa estratégia?

Agora, veremos alguns dos benefícios dessa estratégia para os negócios:

Inovação na gestão de pessoas

Compartilhar a liderança e a tomada de decisões com os colaboradores de uma empresa é uma incrível forma de inovar na gestão de pessoas. Assim, o colaborador sente que ele realmente importa e que é uma parte essencial para o funcionamento do negócio, melhorando sua produtividade e motivação.

Maior autonomia às equipes de trabalho

Com as equipes e setores com maior autonomia dentro da empresa, os processos tendem a fluir muito mais rapidamente e com mais eficácia, diminuindo a lentidão de atividades e favorecendo o negócio como um todo.

Desburocratização de processos empresariais

A maior fluidez dos processos corporativos faz com que ocorra uma desburocratização. Ainda que regras devam ser seguidas, isso é feito de maneira muito mais veloz, diminuindo o tempo gasto (e, claro, os custos operacionais) e deixando o cliente final bem mais satisfeito com o atendimento.

Multidisciplinaridade da equipe

Uma equipe que tem o poder de tomar decisões e pode liderar o seu próprio setor com mais autonomia é muito mais voltada para a multidisciplinaridade. Esses colaboradores conhecem melhor a própria empresa e podem atuar em diversas frentes com competência.

Desenvolvimento de hard e soft skills nos colaboradores

A multidisciplinaridade leva, naturalmente, ao desenvolvimento de habilidades essenciais para os colaboradores, tornando-os cada vez mais qualificados e mais importantes para aquela empresa.

Como podemos ver, saber o que é emporwement é algo essencial para qualquer pessoa que lida com os negócios, seja ela um gestor ou um colaborador. Esse conceito é fundamental para beneficiar toda a equipe, tornando-a mais capacitada e melhorando a comunicação entre todos os envolvidos.

Gostou deste artigo? Para outras publicações como essa e muito mais dicas sobre o ambiente organizacional, curta a nossa página no Facebook! Por lá, você ficará por dentro de todas as novidades.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

× WHATSAPP