Janeiro Branco Janeiro Branco

Janeiro Branco: conheça o mês da saúde mental e sua importância

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul e outros períodos do ano que chamam a atenção para questões como a prevenção ao câncer de mama e ao câncer de próstata, o Janeiro Branco é o mês da saúde mental.

Neste artigo, vamos falar não apenas da campanha que ocorre no início de cada ano como também da importância de cuidar do bem-estar mental. Esse tema é essencial para toda a sociedade, e as empresas podem e devem ajudar a prevenir as doenças e distúrbios psicológicos — afinal, muitas delas se originam no ambiente de trabalho.

Para começar, que tal conhecer mais sobre a origem do Janeiro Branco? Então, continue a leitura!

A origem do Janeiro Branco

A cada começo de ano, as pessoas preparam resoluções, na tentativa de se organizarem na busca por atingir objetivos ao longo dos próximos 12 meses. As celebrações de Ano-Novo são uma espécie de ponto de virada, no qual se deixa a carga emocional do ano que passou para trás e passa-se a viver uma nova fase.

Levando em consideração essa tradição, um grupo de psicólogos lançou a campanha Janeiro Branco, um mês focado no restabelecimento da saúde mental.

A ideia dos especialistas é que, dentro das resoluções de um novo ano que está começando, deve-se incluir a busca pela melhoria da saúde mental como forma de se fortalecer — inclusive para poder alcançar o equilíbrio necessário para atingir as demais metas desejadas.

A importância do mês da saúde mental

Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que 260 milhões de pessoas — número similar ao total da população brasileira — sofrem de ansiedade em todo o mundo. E por falar no Brasil, somos o país com os maiores índices desse distúrbio no planeta — 9,3% da população enfrentam essa doença mental.

Acredita-se, de acordo com pesquisas, que 20% dos profissionais vivem sob um estado constante de pressão, levando 32% dos colaboradores de empresas a sofrerem na pele os efeitos do estresse, o que pode acabar levando à Síndrome de Burnout.

Um dos objetivos de ter um mês da saúde mental é conscientizar indivíduos e organizações a respeito da importância de diminuir esses índices. Afinal, todos serão beneficiados com isso. Infelizmente, apenas 18% das empresas contam com algum suporte ou programa voltado à saúde mental no Brasil.

Dicas de ações sobre saúde mental

Acompanhe algumas dicas de ações que podem ser realizadas em uma empresa durante o mês de saúde mental para aumentar a conscientização sobre o assunto no ambiente organizacional.

Palestras

A realização de palestras com especialistas em saúde mental, é fundamental para levar informações embasadas e consistentes sobre o assunto para os colaboradores e líderes da empresa.

Dinâmicas

A realização de dinâmicas que promovam a sensação de acolhimento, reconhecimento e bem-estar é fundamental para que os colaboradores se sintam bem-vindos na empresa, mesmo que haja momentos de estresse e muito trabalho ao longo do ano.

Até mesmo ações que reúnam as pessoas para praticar exercícios, trocar ideias ou conversar por alguns minutos pode ajudar a humanizar o ambiente de trabalho.

Psicólogo na empresa

Nem todas as empresas contam com um profissional da Psicologia. Durante o mês da saúde mental — e, eventualmente, até mesmo ao longo do ano — é interessante levar essa possibilidade em consideração.

Afinal, um psicólogo tem condições de acompanhar o dia a dia da empresa, oferecer aconselhamento às lideranças e promover um ambiente profissional mais saudável para todos.

As áreas de Recursos Humanos (RH) ou Gestão de Pessoas são excelentes parceiros desse tipo de ação. Afinal, eles lidam com os principais ativos de uma empresa — seus talentos. E é fundamental cuidar bem deles para que o negócio sempre siga prosperando.

Gostou do nosso conteúdo sobre o mês da saúde mental, também conhecido como Janeiro Branco? Então, compartilhe o post nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam essa campanha!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

× WHATSAPP