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Exercícios de ginástica laboral: por que incentivá-los na empresa?

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A ideia que cerca a expressão “qualidade de vida” é facilmente associada à prática de atividades físicas, aliada a uma alimentação saudável e cuidados básicos de saúde. Mas, com a rotina corrida do dia a dia de trabalho, nem sempre as pessoas conseguem se organizar para se engajar em práticas esportivas regulares. Esse é justamente um dos objetivos dos exercícios de ginástica laboral: levar o bem-estar para dentro do ambiente organizacional.

Por meio de atividades simples e rápidas, os colaboradores aliviam o estresse, melhoram sua postura, integram suas equipes e voltam às suas atividades com mais ânimo e produtividade. Vamos conhecer alguns exercícios de ginástica laboral?

Alongamento da panturrilha

Com as mãos apoiadas em uma cadeira, incline seu corpo para frente e movimente seu quadril para a mesma direção, forçando sua perna a se esticar o máximo possível. Ao sentir o alongamento na panturrilha da perna, mantenha a posição por 15 a 30 segundos.

Alongamento MMSS (membros superiores)

Ainda de pé, com as mãos apoiadas em uma cadeira novamente, flexione os joelhos e estenda os braços, pressionando o tronco para baixo, lentamente, por um período de 15 a 30 segundos.

Alongamento de quadril e quadríceps

Variando um pouco a posição do exercício anterior, apoie uma das suas mãos em uma cadeira e flexione o joelho, tocando o tornozelo com a outra. Esforce-se para aproximar o calcanhar do bumbum. Segure o movimento por 15 a 30 segundos.

Alongamento do pescoço

Com as pernas afastadas e a coluna ereta, alinhe a coluna e segure a cabeça com a mão direita, impulsionando-a na direção do ombro direito. Mantenha a posição por 15 a 30 segundos e volte ao normal. Depois, repita o movimento para o outro lado. Lembre-se de deixar os ombros relaxados durante o exercício.

Alongamento das costas – região lombar

Sente em uma cadeira e apoie os pés no chão. Em seguida, lentamente se curve para frente e para baixo. Relaxe suas costas, ombros, braços e cabeça. Mantenha o exercício por 15 a 30 segundos.

Rotação da coluna

Ainda sentado(a) em uma cadeira, separe as pernas, mantenha a coluna ereta e erga o peito. Após fazer a posição, respire, sincronizando a expiração com o movimento da coluna: primeiro, gire o tronco para a direita e espere alguns segundos. Depois, gire para a esquerda, respeitando um curto prazo para estimular o alongamento.

Alongamento dos flexores do antebraço e punho

Em pé, estenda um de seus braços à frente, virando a palma da mão na mesma direção. Usando a outra mão, puxe levemente os dedos para trás. Mantenha a posição até sentir a região anterior do punho se alongando.

Diversas empresas estão aderindo à ginástica laboral, investindo em consultorias especializadas, como a ExMove, para promover mais qualidade de vida entre os colaboradores. A prática é um excelente benefício que ajuda, inclusive, a atrair e reter novos talentos.

Se a empresa onde você trabalha está em busca de iniciativas como esta, que tal entrar em contato com a gente e saber mais? Além de exercícios de ginástica laboral, a ExMove oferece mais opções visando o bem-estar e a qualidade de vida, atendendo aos ambientes organizacionais. Fale com a gente!

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