dinâmicas de sipat dinâmicas de sipat

Dinâmicas para SIPAT: 3 exemplos para sua empresa

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) deve ser realizada ao menos uma vez ao ano por empresas cujos colaboradores têm contrato regido pela CLT. Sua finalidade é promover atividades que visam evitar acidentes de trabalho e prevenir doenças laborais. Com esse propósito, pode-se recorrer a várias dinâmicas para SIPAT comprovadamente eficientes no processo de conscientização da equipe.

A seguir, vamos explicar a importância da realização desse evento e detalhar dinâmicas produtivas que merecem ser lembradas no momento de organizá-lo. Confira!

Por que é importante investir na SIPAT?

Essa semana é muito mais do que o simples cumprimento da lei. Ela representa uma oportunidade para informar sobre a importância de prevenir acidentes no ambiente de trabalho, e para causar um impacto positivo na qualidade de vida dos colaboradores.

Quando realizado de maneira adequada, o evento esclarece dúvidas a respeito do propósito e do modo correto de utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além disso, conscientiza sobre os benefícios da adoção de hábitos saudáveis para evitar o surgimento de doenças ocupacionais.

Uma SIPAT bem-sucedida também é sinônimo de colaboradores mais engajados, com uma dinâmica interpessoal mais rica e que se sentem valorizados pelos líderes. Tudo isso gera reflexos diretos na produtividade.

Quais as dinâmicas para SIPAT mais efetivas?

Selecionamos três ótimas dinâmicas para enriquecer esse evento. Acompanhe!

1. Mímica

Os nomes dos EPIs mais utilizados na empresa são escritos em papéis avulsos, que devem ser dobrados e colocados em uma caixa. Enquanto isso, os colaboradores são divididos em times.

Uma pessoa inicia a atividade escolhendo um dos papéis, que não pode ser mostrado aos companheiros de equipe. Então, ela deve fazer mímicas para que seus colegas tentem adivinhar o nome do EPI. O jogo continua com um integrante de outra equipe repetindo as ações, até que todos participem.

Ao final de cada rodada, deve-se estimular um debate entre os colaboradores sobre a finalidade de cada EPI e a importância da sua utilização no ambiente de trabalho.

2. Perguntas e respostas (quiz)

Toda SIPAT conta com a participação de palestrantes, responsáveis por transmitirem conceitos e informações importantes sobre segurança e saúde no trabalho. Para tornar a atividade mais interessante e favorecer a absorção do conteúdo pelos colaboradores, a dica é realizá-la em conjunto com um jogo de perguntas e respostas.

Após a palestra, promove-se um quiz com perguntas previamente elaboradas com o objetivo de fixar os pontos mais relevantes da apresentação. Todos os colaboradores competem entre si, e vence aquele que tiver mais respostas corretas.

3. Jogo dos erros

A dinâmica começa com a exibição de imagens que representem situações frequentes no ambiente de trabalho. Mas cada uma delas deve conter, pelo menos, um erro de procedimento com potencial para gerar acidentes ou provocar danos à saúde.

Os colaboradores são instigados não somente a apontarem os erros, mas também a indicarem as medidas adequadas para afastar os riscos estampados nas imagens.

Como realizar uma SIPAT de sucesso?

Uma empresa que organiza a SIPAT por conta própria precisa tomar providências que, muitas vezes, não têm relação com sua atividade principal. Nesse caso, é necessário deslocar colaboradores de suas atribuições habituais para planejar e executar o evento, com o risco de este não atingir os objetivos desejados.

Por isso, considere importante a contratação de uma empresa especializada na realização da SIPAT. Afinal, ela dispõe da experiência, das técnicas e dos recursos materiais e humanos para garantir um evento divertido e, ao mesmo tempo, eficiente.

Em todo caso, é importante saber que a seleção das dinâmicas para SIPAT é apenas uma etapa do planejamento do evento. Para conhecer as demais, confira o passo a passo de como organizar a SIPAT e ter sucesso.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

× WHATSAPP