motivação no trabalho motivação no trabalho

Dicas importantes para promover a motivação no trabalho

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Um dos grandes desafios que as empresas enfrentam — em especial, as equipes de Recursos Humanos — é promover a motivação no trabalho. Alcançar esse resultado proporciona mais integração entre as equipes, engajando-as e, como consequência, gerando os resultados esperados.

Por isso, é importante investir em práticas internas que proporcionem não apenas a satisfação do colaborador, mas os impulsionem a ser mais produtivos e comprometidos. Quer algumas dicas do que fazer para gerar mais motivação no trabalho? Continue a leitura!

Capacitação das equipes e lideranças

Investir no desenvolvimento das equipes e sua liderança é uma das principais ferramentas que os gestores de uma empresa podem usar para reter seus melhores talentos. As pessoas se sentem valorizadas quando a empresa na qual trabalham se preocupa em capacitá-las, pois sabem que isso influencia diretamente no seu crescimento profissional e, consequentemente, em um cargo melhor.

A área de RH pode fazer um levantamento e analisar quais colaboradores estão precisando de treinamentos e como podem atuar. In company ou não, esses cursos podem servir tanto para aprofundar um assunto necessário como para renovar e aprimorar os conhecimentos.

Benefícios

Uma empresa que faz questão de investir em bons benefícios não impacta apenas seus colaboradores. Pelo contrário: dependendo de quais são, ela ganha um destaque nas pesquisas de satisfação interna. E, para o mercado, torna-se mais competitiva e atraente.

Afinal, os benefícios ofertados são algumas das condições que os colaboradores avaliam antes de se candidatarem a vagas ou aceitar propostas de trabalho. Alguns deles são: jornada flexível de trabalho, participação nos lucros, previdência privada etc.

Feedback

Dar e receber feedback é imprescindível para manter a equipe funcionando bem. Os gestores precisam incorporar isso na rotina, organizando-se para que, periodicamente, chamem seus colaboradores para uma conversa. Isso traz um clima de transparência para o time, dá mais credibilidade à gestão e, claro, promove colaboradores mais motivados, cientes de seus pontos fortes e entendendo como podem melhorar.

Programa de reconhecimento

Quer colaboradores motivados? Reconheça-os! De modo geral, as pessoas gostam de se sentir valorizadas, elogiadas, que estão desempenhando um bom trabalho e realizando suas entregas dentro da expectativa da empresa. Por isso, cabe à liderança de cada setor alinhar com o RH quais ações podem ser feitas para reconhecer seu time.

Essa prática não precisa envolver bonificações. Às vezes, um simples e-mail ou uma reunião de feedback são suficientes para elevar a autoestima dos colaboradores.

Metas desafiadoras e possíveis

Lembre-se: metas existem para serem ultrapassadas! Enquanto o RH deve focar em criar e aplicar o cronograma de ações de endomarketing, o setor comercial e de marketing pesquisam para saber qual meta deve ser estipulada. Alguns se sentem naturalmente motivados a alcançar resultados, outros precisam de um estímulo maior, com as ações citadas acima.

E ai, qual dessas práticas fazem parte da rotina da sua empresa? As que não forem, podem ser adaptadas e implementadas de acordo com a sua realidade. O importante é promover a motivação no trabalho, garantir colaboradores felizes e resultados cada vez melhores.

Gostou de saber como promover uma melhora significativa no ambiente de trabalho? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas informações.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

× WHATSAPP