tipos de absenteísmo tipos de absenteísmo

Conheça os 5 principais tipos de absenteísmo e saiba como evitá-los

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

O absenteísmo é um fenômeno relativamente comum no ambiente de trabalho. Afinal, todo colaborador, em algum momento, enfrenta situações que podem resultar em atrasos e ausências. Embora haja diferentes tipos de absenteísmo, todos costumam produzir as mesmas consequências indesejadas: queda de produtividade e aumento da rotatividade de colaboradores.

Para lidar com esse problema de maneira eficaz é essencial conhecer os diferentes tipos de absenteísmo que geralmente afetam as organizações. Só assim será possível realizar um diagnóstico preciso e adotar medidas adequadas para reduzir as ausências em horário de trabalho.

Quer saber mais sobre esse assunto? Prossiga a leitura e fique a um passo de revolucionar o ambiente de trabalho da sua organização!

Quais são os principais tipos de absenteísmo?

Saiba quais são os principais motivos que levam ao absenteísmo.

1. Decorrentes de problemas de saúde

Qualquer doença ou condição clínica que impeça o colaborador de comparecer ao trabalho se enquadra nessa categoria de absenteísmo. Exemplos frequentes são problemas na coluna provocados por má postura, tendinite, dores nos pulsos e nas articulações. Aqui também se incluem episódios de depressão e as ausências geradas em razão de consultas médicas e da realização de exames.

2. Decorrentes de estresse e sobrecarga de trabalho

Toda atividade laboral envolve algum nível de estresse. Porém, cada pessoa responde à pressão de maneira diferente. Não é raro que colaboradores acumulem sentimentos de exaustão, irritação e frustração até um dia simplesmente optarem por faltar ao trabalho. O excesso de responsabilidades e o acúmulo de tarefas também podem gerar o mesmo resultado.

3. Decorrentes de falta de engajamento e motivação

Há colaboradores que se sentem dissociados do ambiente de trabalho, não têm vínculos com seus colegas ou não veem perspectivas de crescimento profissional. Todos esses cenários abalam a motivação em cheio e, quando isso ocorre, dar uma desculpa qualquer para faltar ao trabalho passa a ser mais comum do que se imagina.

4. Decorrentes de um ambiente de trabalho hostil

A prática de bullying e assédio moral por parte de colegas de trabalho ou superiores obviamente reduz a produtividade. Além disso, pode representar um fator determinante para elevar os índices de absenteísmo.

5. Decorrentes de problemas pessoais

Muitas vezes os colaboradores precisam resolver imprevistos de ordem pessoal durante o horário de expediente. Filhos pequenos e pais de idade avançada geralmente contribuem para a ocorrência de ausências desse tipo, bem como a de falta de planejamento e organização dos compromissos pessoais.

Qual a melhor maneira de evitar o absenteísmo?

Como vimos acima, grande parte das causas de ausência está diretamente relacionada a questões de saúde física e mental. Por isso, a adoção de programas desenvolvidos especialmente para zelar pelo bem-estar dos colaboradores produz excelentes resultados no combate ao absenteísmo.

A ExMove tem sido uma grande aliada das organizações que já entenderam que a saúde dos colaboradores anda de mãos dadas com a produtividade. A ExMove oferece uma série de serviços que realmente fazem a diferença. Desde programas de ginástica laboral, assessoria esportiva e oficinas de lazer, passando por programas de massagem e yoga, até check-up corporal e a organização da Sipat.

Além de melhorar significativamente as condições de trabalho, as soluções proporcionadas pela ExMove sinalizam claramente que a organização valoriza seus colaboradores, reduzindo as taxas de turnover. Portanto, se você deseja diminuir os principais tipos de absenteísmo da sua organização, entre em contato para saber de que maneiras a ExMove pode ajudar!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

× WHATSAPP