ressaltar a importância da prática de atividade física ressaltar a importância da prática de atividade física

Conheça agora 5 ações para promover a saúde no trabalho!

5 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Sob a perspectiva dos empregadores, a promoção da saúde no trabalho tem se mostrado uma área de grande interesse. A qualidade de vida dos colaboradores é tema que merece bastante atenção. Investir em saúde e bem-estar é um desafio, afinal, quanto mais saudável, ativa, motivada e satisfeita a equipe estiver, melhor a entrega e obtenção de resultados.

Por isso, é imprescindível, como gestor, voltar os olhos para a saúde no trabalho. Para tanto, faz-se necessário criar estratégias e implementar ações específicas para aumentar não só a satisfação dos colaboradores, mas também o crescimento do negócio.

Muitas da vezes a tomada de decisão dos colaboradores, recai sobre o pacote de benefícios que a empresa tem a oferecer. Nesse sentido, os programas de promoção da saúde e do bem-estar podem se determinantes na escolha sobre o melhor lugar para se trabalhar.

Para ajudá-lo, trouxemos 5 ações que vão auxiliar a atingir este objetivo. Saiba quais são!

1. Yoga

Se o objetivo é investir em bem-estar e reduzir o estresse dos colaboradores, a Yoga é uma técnica que vai trazer excelentes resultados. Além de promover equilíbrio entre o corpo e a mente, a prática também oferece os seguintes benefícios no ambiente de trabalho:

  • melhora a memória;
  • ajuda no combate de doenças como ansiedade e depressão;
  • reduz o risco de doenças cardiovasculares;
  • aumenta a consciência corporal;
  • elimina o estresse;
  • reduz a fadiga;
  • diminui a incidência de dores crônicas.

2. Ginástica laboral

A ginástica laboral é uma ação muito conhecida quando o assunto é saúde no trabalho. Trata-se de um conjunto de atividades físicas — e de curta duração — que têm como finalidade promover o bem-estar dos colaboradores e prevenir lesões ocupacionais.

Feita no próprio local de trabalho, a ginástica laboral tem sido utilizada em várias empresas, principalmente pela sua eficácia na redução do estresse e de danos ocasionados pelos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort).

3. Semana interna de prevenção de acidentes e riscos (SIPAT)

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) tem como finalidade enfatizar a importância das medidas protetivas e de segurança nas empresas. Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), ela deve ocorrer, obrigatoriamente, uma vez por ano.

Além de conscientizar os colaboradores sobre a importância dos cuidados com a saúde no trabalho, a SIPAT tem outros benefícios, como:

  • reduz o número de acidentes de trabalho;
  • diminui o número de afastamentos relacionados a doenças ocupacionais;
  • promove a satisfação da equipe, visto que ela se sente segura e valorizada na empresa.

4. Quick Massage

Se você nunca ouviu falar de quick massage, trata-se de uma massagem aplicada apenas nos membros superiores, com duração de quinze minutos e promove o alivio de dores musculares e do estresse diário resultante da rotina de trabalho.

Vale ressaltar que ela deve ser realizada por profissionais capacitados e em uma cadeira específica para a técnica. Devido aos benefícios associados ao bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores, a quick massage tem sido bastante utilizada nos últimos tempos pelas empresas que buscam a promoção da saúde no trabalho.

5. Assessoria esportiva

Com certeza você já ouviu falar em assessoria esportiva, mas talvez nunca tenha relacionado esse serviço ao ambiente laboral. No entanto, é cada vez maior o número de empresas que investem nesta ação para promover a qualidade de vida e a satisfação de suas equipes.

A assessoria esportiva é um serviço de treinamentos individualizados que foca nas condições e necessidades de cada pessoa. Ela pode ser composta por vários tipos de atividades, sendo as mais comuns: corrida, circuito funcional, musculação, natação, caminhada, dentre outras.

Após analisar se colaboradores têm interesse e se identificam com o serviço oferecido, você pode solicitar uma assessoria para a empresa. No entanto, é importante fazer uma avaliação de saúde e de hábitos dessas pessoas, como aptidões, históricos esportivos, gostos etc.

Os treinamentos são disponibilizados por meio de um aplicativo que facilitará a execução e entendimento do colaborador/atleta, bem como o acompanhamento do profissional de educação física que fará a prescrição e análise dos resultados. Aliado a esse aplicativo teremos encontros presenciais que acontecerão periodicamente para avaliarmos e acompanharmos a evolução dos colaboradores.

Como você viu ao longo do texto, existem diversas ações que vão ajudar a promover a saúde no trabalho, aumentando a felicidade dos colaboradores e os índices de crescimento da empresa. Agora, basta fazer um diagnóstico de necessidades e escolher quais ações implementar.

Gostou do nosso artigo sobre saúde no trabalho? Então, não deixe de nos seguir nas redes sociais e acompanhar nossas atualizações. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

× WHATSAPP