Saiba como melhorar o clima organizacional dentro da sua empresa!

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Um dos fatores que interferem diretamente no sucesso de uma empresa é a qualidade do seu clima organizacional. Ou seja, aquela percepção coletiva que os colaboradores constroem aos poucos acerca da própria empresa, a partir dos elementos que integram a dinâmica de trabalho enfrentada no cotidiano. Diante de tal realidade, é papel dos profissionais de RH estudar estratégias sobre como melhorar o clima organizacional.

Há uma série de práticas que, se adotadas em conjunto, são capazes de sanar um clima organizacional nocivo e mantê-lo propício para estimular o bem-estar e, consequentemente, a produtividade dos colaboradores. Prossiga a leitura para descobrir como atingir esses objetivos!

Qual é a importância de um clima saudável dentro da empresa?

Colaboradores insatisfeitos, desmotivados e que se sentem desvalorizados por seus superiores hierárquicos, ou mesmo por seus pares, tendem a apresentar rendimento inferior ao ideal.

Esses sentimentos negativos podem se proliferar rapidamente no seio da organização e se transformar em um grande obstáculo para que as metas traçadas sejam efetivamente alcançadas, motivo pelo qual devem ser identificados.

Quais as vantagens de um bom clima organizacional?

Quando um clima organizacional saudável é cultivado, torna-se muito mais fácil promover o engajamento dos colaboradores, que passam a associar o seu crescimento profissional com o da própria organização. Isso gera uma dinâmica benéfica para ambas as partes.

Além disso, o colaborador começa a experimentar uma sensação de pertencimento que gera inúmeras vantagens. Dentre elas, um ambiente de trabalho mais leve, o aumento da produtividade e da retenção de talentos, evitando a perda dos melhores valores para a concorrência.

Como melhorar o clima organizacional em uma empresa?

A chave para a construção de um clima organizacional saudável reside, principalmente, em estabelecer uma relação de confiança entre líderes e colaboradores. Veja como construí-la a seguir.

Pesquisa

O primeiro passo consiste em ouvir os colaboradores no intuito de identificar eventuais conflitos e insatisfações. De acordo com as respostas obtidas em um questionário de pesquisa de clima organizacional é possível diagnosticar quais rotinas e relações de trabalho precisam ser modificadas.

Comunicação

A comunicação também merece atenção especial. Afinal, um líder não deve somente delegar tarefas e exigir resultados. Explicar para os colaboradores a importância do trabalho que está sendo solicitado e como outras áreas da organização dependem dele para que as metas sejam alcançadas é fundamental. Isso faz com que os colaboradores se sintam valorizados e gera o comprometimento de todos com os resultados.

Desempenho

Estabelecer metas exequíveis e recompensas pelo bom desempenho também são ferramentas muito produtivas para estreitar os laços de confiança entre líderes e colaboradores. Além disso, indicar a real possibilidade de promoção dentro da organização sempre funciona como um fator de motivação e de retenção de talentos.

Valorização

Por fim, é essencial adotar medidas que demonstrem na prática a preocupação em valorizar o time de colaboradores, o que pode ser realizado com a implementação de programas qualidade de vida eficazes, mediante os resultados obtidos na pesquisa de clima que foi realizada na empresa.

Se você gostou das dicas de como melhorar o clima organizacional da sua empresa, não deixe de assinar a Newsletter da Exmove! Você receberá gratuitamente mais informações relevantes para manter seus colaboradores sempre motivados, engajados, saudáveis, produtivos e felizes.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

× WHATSAPP