planejamento anual planejamento anual

Como fazer um planejamento anual de saúde e bem-estar?

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Organização é fundamental, não é mesmo? Seja em nossas vidas pessoais, seja no âmbito profissional, é inegável que ter tudo planejado rende muitos frutos. Sendo assim, saber como fazer um planejamento anual realmente eficiente é um dos pilares para os empreendimentos, independentemente de qual seja o seu segmento.

No entanto, planejar nem sempre é algo simples ou intuitivo. Na verdade, muitas pessoas dizem que fazer um bom planejamento é um verdadeiro desafio e que sequer sabem por onde começar. Se esse é o seu caso, você veio ao lugar certo!

Neste artigo, mostraremos algumas dicas práticas, porém indispensáveis, para que o planejamento de sua empresa seja feito da maneira correta, focando especialmente nos campos de saúde e bem-estar. Tudo pronto para o passo a passo? Então, vamos lá!

Conheça bem os colaboradores

O primeiro passo de como fazer um planejamento anual em uma empresa é sempre conhecer bem os colaboradores e a equipe. Isso vale para todos as áreas do negócio, mas é especialmente importante quando estamos falando sobre saúde e bem-estar.

Para conhecer aqueles que colaboram com o seu empreendimento, muitas ações podem ser feitas. Algumas das mais eficazes englobam o exame físico periódico e a realização de pesquisas anônimas, que permitem um conhecimento aprofundado das demandas de toda a equipe. Com essas informações em mãos, as escolhas das ações a serem implantadas, serão mais assertivas.

Elabore ações diversificadas

O segundo passo é investir na variedade de ações aplicadas na equipe. Para cuidarmos da saúde, precisamos focar em vários pontos diferentes, a fim de atingir o indivíduo de modo completo e realmente eficiente.

Para isso, precisamos de ações voltadas para o físico (como a ginástica laboral) e para a mente (yoga ou grupos de apoio). A prevenção de acidentes também não pode ser deixada de fora, com palestras e muita informação acerca do uso de EPIs e da ergonomia.

Cuide da alimentação

Outro ponto muito importante, e que deve fazer parte do planejamento anual, é o ato de cuidar da alimentação dos colaboradores. Por isso, criar possibilidades para que o colaborador possa ter uma dieta equilibrada (seja com a alimentação no local de trabalho ou com o fornecimento de benefícios para essa finalidade) e com muita qualidade nutricional é essencial para garantir saúde, energia e muito bem-estar a todos da equipe.

Além disso, é bom escolher, nesse momento, os fornecedores e parceiros que estarão envolvidos nesse ponto do planejamento. Esse tipo de cuidado fará toda a diferença na execução do plano ao longo do ano.

Invista em benefícios práticos

Por fim, uma boa maneira de promover a motivação da equipe é investindo em benefícios, como os planos de saúde e convênios odontológicos. Esse tipo de cuidado faz com que os colaboradores passem a cuidar melhor da própria saúde e a terem mais autonomia.

Tudo isso, é claro, é revertido em maior produtividade e na melhora do clima organizacional de sua empresa. Sendo assim, vale muito a pena incluir os benefícios em seu planejamento anual voltado para saúde e bem-estar.

Como podemos ver, saber como fazer um planejamento anual não é tão difícil. A dica é sempre ir por partes e focar naquilo que realmente importa, garantindo mais qualidade de vida no trabalho para os colaboradores e fazendo com que tudo isso seja traduzido em melhores resultados para a empresa e para a equipe!

Ficou interessado e gostaria de saber mais sobre o assunto? Então, que tal conferir 5 ações para promover a saúde no trabalho e descobrir como diversificar as estratégias em seu planejamento anual? Boa leitura!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

× WHATSAPP