Benefícios para colaboradores: qual o papel deles na retenção de talentos?

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Entre os motivos para desejar trabalhar ou continuar trabalhando em uma empresa, um dos mais relevantes é o que ela faz para atrair e reter seus colaboradores. Os benefícios para os colaboradores pode ajudar. Como se diferenciar das demais? Como chamar a atenção de grandes talentos e, principalmente, como manter os que já fazem parte da casa?

Um bom pacote de benefícios para colaboradores pode ajudar nessa missão e auxiliar empresas a se diferenciar frente as demais, trazendo resultados cada vez mais promissores, como a diminuição do turnover e o engajamento das equipes.

A seguir, vamos falar sobre alguns. Acompanhe!

Programas de qualidade de vida

A qualidade de vida no trabalho está relacionada ao nível de satisfação que a empresa proporciona ao colaborador enquanto ele está nela (ambiente). Geralmente, passamos a maior parte do dia nele, então, é fundamental que a empresa invista em atividades dinâmicas, que promovam a integração e felicidade, para equilibrar a rotina.

Uma sugestão de ação para cumprir esse papel é a ginástica laboral. A atividade física nas empresas integra as equipes, faz bem ao corpo e, principalmente, à mente, pois ajuda a aliviar o estresse. Que tal inserir essa prática onde você trabalha?

Check-up corporal

Os colaboradores gostam de perceber e sentir que a empresa onde trabalham se preocupa com seu bem-estar. Uma excelente ideia para isso é realizar um check-up corporal dos colaboradores. Ele avalia o histórico e o atual estado de saúde, indicando as restrições e limitações, bem como os avanços obtidos nos últimos meses. A partir daí a empresa terá um mapeamento da sua equipe, implicando decisivamente nas ações a serem implantadas.

O serviço incentiva a alimentação saudável e traz resultados relevantes sobre a saúde do paciente, como a aferição da pressão arterial e avaliação corporal por bioimpedância.

Alimentação saudável

Se a empresa em que você trabalha oferece café da manhã, almoço ou jantar, é uma ótima oportunidade para promover uma dieta equilibrada para os colaboradores. Um cardápio com diversas opções de salada, alimentos integrais e bem temperados fazem a diferença! Isso também estimula as pessoas a reproduzir os mesmos hábitos em casa, junto a família.

Yoga

Como é o dia a dia da sua equipe? O estresse é frequente no ambiente? Algo está sendo feito para avaliar essa questão ou suavizá-la? Caso contrário, avalie a possibilidade de investir em práticas de yoga. Os benefícios da atividade são comprovados de imediato: ela melhora a memória, ajuda a combater a ansiedade e depressão, reduz dores crônicas e até diminui o risco de doenças cardiovasculares.

Para os colaboradores, isso é ótimo! Para a empresa é ainda melhor, porque vai reduzir o índice de colaboradores afastados e o absenteísmo.

Quick massage

Outra alternativa para reduzir o estresse é a quick massage nas empresas. Já ouviu falar dela? Uma das empresas que a aplicam é a Apple, reconhecida como sinônimo de inovação. É uma massagem feita apenas nos membros superiores, que deve ser feita numa cadeira específica e por um profissional especializado na prática.

Alguns dos seus benefícios são alívio de dores musculares e estresse, bem como aumento da produtividade e da satisfação com o ambiente de trabalho.

Avaliando as opções, você vai perceber que todas elas, além de promover mais satisfação e engajamento entre os colaboradores, garante mais produtividade no dia a dia e resultados estratégicos. Elas também atestam que benefícios tradicionais (como plano de saúde, por exemplo) podem e devem ser combinados com outros mais flexíveis, como os aqui apresentados, que também refletem na retenção de pessoas.

Precisando de ajuda na implementação de alguns desses benefícios para colaboradores? A ExMove pode ajudar! Entre em contato com a gente.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

× WHATSAPP