strees no ambiente de trabalho strees no ambiente de trabalho

Afinal, o que fazer para diminuir o estresse no ambiente de trabalho?

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

A rotina moderna não é nada fácil. Além da correria e do desgaste natural do dia a dia, diversos fatores contribuem para o aumento do estresse no ambiente de trabalho. São problemas que acabam afetando não só a saúde física e mental do trabalhador, mas também seu desempenho profissional.

Dentre outros benefícios, um ambiente de trabalho saudável não só contribui para o aumento da produtividade, mas também proporciona qualidade de vida para todos que fazem parte dele. Por essa razão, reduzir os níveis de estresse entre os colaboradores é um grande desafio para as empresas modernas.

Para ajudá-las a alcançar esse objetivo, trouxemos algumas dicas importantes. Confira agora mesmo!

O estresse e sua relação com a baixa na produtividade da empresa

Considerado o mal do século XXI, o estresse tem preocupado gestores em todo o mundo. Além de afetar a saúde física e mental dos colaboradores, a doença está diretamente ligada aos baixos níveis de produtividade nas empresas.

Segundo pesquisa realizada pela Isma (International Stress Management Association) no Brasil, 70% dos brasileiros estão estressados. E o mais preocupante é que desse grupo, 69% afirmam que o estresse está ligado ao ambiente de trabalho.

Ainda segundo levantamento da Isma, os brasileiros diagnosticados com estresse também apresentam sinais de outras doenças, como ansiedade, insônia, depressão e Síndrome de Bernout, que é desenvolvida por 30% da população brasileira que apresenta algum tipo de estresse ocupacional.

Dicas para reduzir o estresse no ambiente de trabalho

A seguir, veja as sugestões que selecionamos para diminuir o estresse no ambiente de trabalho e investir em uma cultura saudável e positiva.

Estimule a prática de atividades físicas fora do trabalho

É do conhecimento de todos que os exercícios físicos ajudam a reduzir os níveis de estresse. Além de aumentar a produção de serotonina no organismo, a atividade física regula o humor e melhora a saúde mental do indivíduo. Sem contar que reduz a fadiga, faz bem para a memória e aumenta a concentração.

Ciente disso, estimule a prática de atividades físicas entre os colaboradores, inclusive fora do ambiente laboral. Não se trata apenas de frequentar uma academia, mas de fazer uma caminhada, passeios com a família, andar de bike, participar de eventos esportivos e outras práticas que exercitam não apenas o corpo físico, mas que fazem bem também para a saúde mental.

Implemente programas de qualidade de vida

Os programas de qualidade de vida visam criar ações que proporcionam benefícios à saúde dos colaboradores, seja ela física, mental ou emocional. Esse tipo de iniciativa permite que eles usufruam de diversas vantagens que são revertidas em bem-estar e qualidade de vida.

Antes de implantar um programa de qualidade de vida o ideal é fazer um levantamento das dores e angústias dos colaboradores, para assim alinhar as práticas de gestão e incorporar hábitos saudáveis na rotina da empresa.

Um programa de qualidade de vida pode incluir a criação de um espaço do bem-estar, descontos em clubes ou academias, facilitar as ações que promovam a integração das equipes, campanhas educativas e de conscientização, atividades ao ar livre em grupos, dentre outras coisas.

Incentive a meditação entre os funcionários

A meditação é uma das grandes apostas das empresas modernas e o motivo é simples: ela ajuda a reduzir o estresse no ambiente de trabalho e aumenta a produtividade da empresa. Isso acontece porque a prática está diretamente ligada à qualidade de vida das pessoas. Praticando regularmente, elas se tornam menos ansiosas, mais criativas, mais concentradas e, consequentemente, menos estressadas.

Outros benefícios associados à meditação são:

  • desenvolve a cognição e atenção plena;
  • mais emoções positivas;
  • melhora qualidade do sono;
  • aumentam as defesas do organismo.

Você viu ao longo do texto que o estresse no ambiente de trabalho é o responsável, dentre outras coisas, pelos baixos índices de produtividade nas empresas. Mas também viu que é possível reverter esse quadro investindo em ações focadas na qualidade de vida e no bem-estar dos colaboradores.

Gostou do nosso conteúdo sobre estresse no ambiente de trabalho? Então, compartilhe esta informação com seus amigos nas redes sociais!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

× WHATSAPP