check-up corporal check-up corporal

Afinal, como é feito o check-up corporal nos funcionários?

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Você já ouviu falar em check-up corporal nas empresas? Essa é uma medida fundamental para conhecer e garantir a saúde de seus funcionários. Todos precisamos fazer check-ups de vez em quando e isso com certeza influencia na qualidade do nosso trabalho.

Existem muitas vantagens quando um check-up corporal é bem aplicado: tanto empregador quanto trabalhador se beneficiam. São por esses motivos que, no post de hoje, vamos te explicar como tudo isso funciona. Confira!

O que é check-up corporal?

O check-up corporal é um tipo de mapeamento, cujo objetivo é identificar fatores de risco à saúde física e mental de uma pessoa. Em sua realização, são feitas anamneses completas, avaliação da composição corporal através de bioimpedância , aferição da pressão arterial e avaliações nutricionais, entre outros exames.

Com isso, é possível pensar em estratégias de prevenção, mudanças de hábitos e até mesmo definição de atividades físicas que podem ser praticadas. A partir desse check-up, a empresa pode elaborar ações para garantir um dia a dia mais saudável e equilibrado a seus funcionários.

Qual é a importância de fazer o check-up corporal dos seus funcionários?

Com o check-up é possível rastrear e avaliar a qualidade da saúde dos colaboradores. Dessa maneira, a empresa passa a ter um maior controle dessa situação e pode tomar medidas de acordo com o que for identificado.

Passa a ser possível verificar fatores de risco, traçar o perfil de adoecimento de cada um e elaborar medidas, tanto preventivas quanto de cuidados com os problemas de saúde que já existem. Assim, permite-se pensar em formas de fazer melhorias na empresa e estimular a qualidade de vida de forma geral.

Com tudo isso, a empresa promove o bem-estar, a produtividade de seus colaboradores e até a felicidade no trabalho, já que tudo isso se relaciona aos cuidados com a saúde.

Como funciona o check-up corporal nas empresas?

É fundamental a aplicação de um PAR-Q: questionário que visa identificar o histórico e as restrições e limitações na saúde de uma pessoa. Com isso, é possível verificar se a função que ela exerce na empresa lhe oferece algum risco, se sua saúde física está apta para as atividades desse cargo ou se é o caso de lhe dar uma atenção maior.

Outros passos essenciais incluem a aferição de pressão arterial, glicemia e bioimpedância. Além disso, deve-se abordar questões como estilo de vida, nível de estresse e hábitos alimentares de dentro e fora da organização, já que tudo isso influencia no bom funcionamento do corpo.

O que fazer com os resultados do check-up corporal dos funcionários?

Em primeiro lugar, é preciso fazer uma compilação dos resultados, abordando tudo sobre cada colaborador. Em seguida, deve-se apresentar um relatório à empresa com números e gráficos, que ilustre e explique essas informações percebidas.

A partir da obtenção desse mapeamento, a empresa deverá analisar quais ações vai adotar para melhorar o perfil de saúde dos seus funcionários. Ela deve traçar medidas que incentivem bons hábitos nutricionais, a prática de atividades físicas adequadas e os cuidados com o corpo e mente de forma geral. Mudar o cardápio da organização, implantar ações de conscientização e oferecer exercícios físicos dentro do ambiente de trabalho são algumas ideias que podem ser adotadas.

Além disso, a partir dos resultados do check-up corporal, pode-se implantar um Programa de Qualidade de Vida, que vai trazer muitas ações para cuidar da saúde física e mental dos colaboradores.Confira mais sobre a importância desse serviço!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

× WHATSAPP