produtividade no trabalho produtividade no trabalho

6 ações que podem influenciar a produtividade no trabalho

7 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Colaborador motivado, qualificado e com qualidade de vida tem desempenho espetacular na organização, certo? Mas logo vêm as perguntas: o que fazer para chegar a esse resultado? Como implantar as boas práticas para que os funcionários conquistem a melhor produtividade no trabalho?

É o que vamos focar neste artigo. Vamos apresentar algumas ações, como os cuidados para saber equilibrar a vida pessoal e profissional, a prática de bem-estar no ambiente de trabalho, o que fazer para ter um atendimento eficiente sobre o benefício do vale-transporte (VT), formas de se afastar do sedentarismo e o resultado dos bons hábitos da utilização do feedback.

Quer conhecer algumas maneiras de despertar em seus funcionários hábitos saudáveis e transformar a produção no trabalho? Continue conosco e saiba mais!

1. Entender a importância de incentivar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

As vidas profissional e pessoal são distintas, isso é fato! Ao mesmo tempo, uma sempre interfere na outra e isso é difícil de ser evitado. No entanto, para que os comportamentos não se confrontem, é essencial que ocorra o equilíbrio.

O trabalho nos meios empresariais toma grande parte do dia das pessoas, geralmente, 8 horas ou mais. Pensando bem, os trabalhadores passam a maior parte do seu tempo convivendo com os outros colaboradores, até mais do que com a própria família. É aconselhável, portanto, que seja ofertado a esses profissionais um ambiente confortável, tanto psíquica como materialmente.

É da mente humana que nascem todas as ações e, por isso, é importante que ela esteja em harmonia. A vida profissional do ser humano é um meio de sobrevivência, e é um dos fatores que traz sentido à sua vida. Portanto, precisa ser bem cuidada e conservada.

O psicólogo organizacional pode ajudar a promover o bem-estar e a qualidade de vida psicológica às pessoas. Com essa atenção, as demissões e transferências de setor podem ser evitadas.

Por consequência, os colaboradores tornam-se mais felizes, equilibrados e produtivos para alcançar o progresso pessoal e somar para o desenvolvimento da instituição. O apoio psicológico corporativo é um recurso que deve ser sempre oferecido para que os colaboradores encontrem a estabilidade entre a vida pessoal e laboral.

2. Criar ações de bem-estar no ambiente de trabalho

Antes de tomar qualquer decisão, é ideal analisar o ambiente corporativo e ouvir as pessoas que estão inseridas nele para verificar suas satisfações e desejos de melhorias no meio laboral. É preciso que isso envolva os campos mental, físico e profissional.

Em relação à saúde física, podem ser oferecidos planos de saúde ou a busca de um parceiro para que sejam realizadas consultas e exames com preços acessíveis, por exemplo. A saúde bucal também pode estar inserida nesses cuidados.

Melhorias profissionais podem ser aprimoradas por meio de capacitações e reconhecimento das atividades. Já a saúde mental pode ser acompanhada pelo psicólogo corporativo.

Outra forma de promover o bem-estar é inserir os exercícios de ginástica laboral. Essas atividades são realizadas no período de trabalho — o bom é que os colaboradores não têm a desculpa de não ter tempo para praticar. Vale lembrar que os horários devem ser bem planejados para que todos participem.

Não se esqueça de que a organização pode incentivar seus funcionários a uma adequada qualidade de vida por meio de uma alimentação balanceada.

3. Oferecer benefícios atrativos e funcionais

Seus colaboradores merecem receber benefícios inovadores e a instituição também ganha com isso. Existem, por exemplo, formas de gestão inteligente do vale-transporte, que podem gerar uma economia de mais de 40% para a sua empresa.

É um investimento de baixo custo e oferece total controle sobre as utilizações. Proporciona tranquilidade aos funcionários, pois recebem o valor exato e sem atrasos.

A ferramenta também beneficia o setor de Recursos Humanos (RH) devido à praticidade no serviço. Ele é totalmente informatizado e integrado à folha de pagamento, favorecendo a eliminação de erros. Com essa facilidade, os colaboradores do RH ficam livres dos controles manuais das planilhas, e ainda sobra tempo para se dedicar a outras atividades do setor.

4. Investir em serviços de mobilidade corporativa para produtividade no trabalho

Implantar a mobilidade urbana corporativa em sua empresa tem muitos benefícios. Com o uso de um aplicativo, os colaboradores têm muitos ganhos. O dia que não utilizarem VT, é só marcar no aplicativo e ganhar pontos.

Nesse caso, quem não usa vale-transporte, pode se cadastrar como motorista e colocar em prática a carona corporativa. Assim, acumula pontos para trocar por combustível ou viagem de 99, Uber etc.. O uso desse aplicativo incentiva a inter-relação e a sustentabilidade.

Estimular os seus colaboradores a irem ao trabalho utilizando bicicleta ou se locomover a pé também é uma atitude positiva. Andar de bicicleta é econômico e uma forma de exercitar-se.

Já a caminhada para o trabalho pode ser com um amigo do serviço, promovendo um bom papo durante o percurso. É possível aproveitar, nessas situações, para passar o olho rapidamente nas lojas ou apreciar alguns detalhes que não são percebidos enquanto se dirige.

O melhor de tudo é que andar a pé movimenta braços e pernas. Portanto, é um exercício completo, que faz bem para a mente e para o corpo.

5. Descobrir por que introduzir a mobilidade em sua empresa

O estresse é um dos elementos que mais interferem negativamente na vida de jovens, crianças e adultos. Ter que sair de casa todos os dias para ir à escola ou ao trabalho tornou-se um grande desafio, devido às horas de espera nos congestionamentos.

Ao chegar ao destino, a pessoa já está com uma carga elevada de cansaço. Com isso, a produtividade mental diminui e, muitas vezes, por incrível que pareça, afeta até o sistema imunológico.

As empresas estão lançando um olhar diferente para resolver esse grande mal. Pensando no conforto dos funcionários e na produção corporativa, os horários de trabalho estão sendo flexibilizados e o trabalho remoto já é uma realidade.

As empresas que não podem seguir essas novidades estão sendo motivadas pelo uso alternativo de transporte para que os colaboradores se locomovam com mais rapidez. Podemos citar o uso de bicicletas e patinetes.

6. Adotar uma cultura de feedback

Adotar a cultura de feedback em uma instituição é optar pelo progresso. Dar ciência aos colaboradores da importância dessa ação é um diferencial em todos os setores de uma empresa.

Quando o retorno a ser dado é para um cliente, a responsabilidade é ainda maior. A agilidade dessa ação pode ser a diferença entre o fechamento ou não do negócio.

Além disso, o feedback entre setores, funcionários, líderes e subordinados é indispensável para que haja uma organização bem conectada e com as pessoas bem comprometidas com as suas responsabilidades. Assim, atuam pensando no sucesso de todos, sobretudo, da empresa.

É preciso entender a importância da produtividade no trabalho e promover ações para alcançar esse resultado. Entre elas, reconhecer o valor profissional de cada colaborador e oferecer benefícios adequados, e motivar um relacionamento sólido, amigável e de confiança entre os funcionários, associado ao bem-estar e à qualidade de vida.

A consequência será uma equipe com saúde física e mental e comprometida com suas responsabilidades e com a empresa. Assim, contribui com dedicação para o desenvolvimento diário da organização.

Achou as informações deste artigo significantes? Então, que tal socializar para que mais pessoas tomem conhecimento desse assunto importante? Compartilhe com seus contatos nas suas redes sociais!

Este post foi escrito Audaz Tecnologia que oferece soluções completas de mobilidade corporativa. Então siga as páginas da Audaz Tecnologia nas redes sociais — Facebook | LinkedIn | Twitter — e fique por dentro de mais conteúdos como este!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

41 thoughts on “6 ações que podem influenciar a produtividade no trabalho

  1. Hi, this weekend is good in favor of me, as this moment i am reading this fantastic educational post here at my residence. Eugenia Noak Lilac

  2. You made some good points there. I looked on the net for more info about the issue and found most individuals will go along with your views on this site. Cloris Emery Stevena

  3. I blog frequently and I really appreciate your content. Abra Asher Drice

  4. This is a topic which is close to my heart Take care! Where are your contact details though? Con Herve Kado

  5. I pay a visit day-to-day some sites and sites to read articles, but this blog provides quality based content. Tammie Vaughan Pettiford

  6. Pretty! This has been a really wonderful post. Thanks for providing this info. Lorianna Salmon Ruthanne

  7. Everything is very open with a very clear clarification of the challenges. It was really informative. Your website is useful. Thanks for sharing. Britni Sawyere Cupo

  8. Excellent post. I certainly appreciate this website. Keep writing! Hilda Hamilton Diane-Marie

  9. I have been absent for a while, but now I remember why I used to love this web site. Thanks, I will try and check back more frequently. How frequently you update your website? Adria Boony Plerre

  10. Howdy! Would you mind if I share your blog with my myspace group? Bevvy Martyn Willa

  11. you have a great blog here! would certainly you such as to make some invite articles on my blog site? Kamilah Shannon Doris

  12. cobain mbak..tekstur mienya tuh enak. Rasa bumbunya juga, dan pastinya gak ada rasa nyangkut di leher. Benerbener mie sehat ini mah~ Gwendolen Farley Tronna

  13. I am regular visitor, how are you everybody? This paragraph posted at this web page is truly fastidious. Kath Ruddie Devon

  14. Way cool! Some extremely valid points! I appreciate you writing this write-up plus the rest of the website is also really good. Alana Marshal Goldstein

  15. Lovely website! I am loving it!! Will come back again. I am taking your feeds also. Blinnie Johnnie Sissie

  16. Today, taking into consideration the fast way of life that everyone leads, credit cards get this amazing demand in the economy. Persons out of every field are using credit card and people who not using the credit card have lined up to apply for even one. Thanks for spreading your ideas about credit cards. Kissee Hammad Jorgenson

  17. Pretty! This was an extremely wonderful post. Many thanks for supplying these details. Tabatha Wolfy Danyelle

  18. I really like foregathering utile information , this post has got me even more info! . Valli Ambrosi Ian

  19. I blog frequently and I really appreciate your content. Your article has really peaked my interest. I will book mark your blog and keep checking for new information about once per week. I subscribed to your Feed as well. Norma Weidar Arianne

  20. You made some really good points there. I looked on the internet for more info about the issue and found most people will go along with your views on this web site. Zorana Manuel Kramlich

  21. Hi, is the modmesh white or light blue UV reactive? Stephi Baryram Batchelor

  22. This is one very informative blog. I like the way you write and I will bookmark your blog to my favorites. Tomasine Gail Huskamp

  23. Congratulations, Emma. I agree though, who rather than that. Natalya Ber Meredith

  24. Astounding article, definitely regret not planning to the USO style dinner. Keep up the very good work! Laetitia Hamnet Venus

  25. I love looking through an article that can make men and women think. Also, many thanks for allowing me to comment. Hana Sonnie Gaylord

  26. After exploring a few of the articles on your blog, I really appreciate your technique of blogging. I bookmarked it to my bookmark website list and will be checking back soon. Please visit my website too and let me know how you feel. Talia Fritz Lissie

  27. Looking forward to reading more. Great blog post. Really looking forward to read more. Much obliged. Valida Valdemar Zimmermann

  28. Good day! This is my 1st comment here so I just wanted to give a quick shout out and tell you I genuinely enjoy reading through your posts. Can you recommend any other blogs/websites/forums that cover the same subjects? Many thanks! Dot Gran Timmi

  29. I used to be able to find good advice from your blog posts. Gillian Cobbie Katti

  30. Sweet blog! I found it while browsing on Yahoo News. Sabrina Douglas Daffy

  31. Hiya, I am really glad I have found this information. Nowadays bloggers publish only about gossip and net stuff and this is actually irritating. A good site with exciting content, this is what I need. Thanks for making this website, and I will be visiting again. Do you do newsletters by email? Elora Warren Scheck

  32. May I just say what a comfort to discover somebody who truly knows what they are discussing online. You certainly realize how to bring a problem to light and make it important. A lot more people have to check this out and understand this side of your story. I was surprised you are not more popular because you certainly have the gift. Florette Nahum Merrilee

  33. You made some decent points there. I checked on the net to find out more about the issue and found most individuals will go along with your views on this site. Eydie Averell Tempest

  34. Pretty! This has been an incredibly wonderful post. Alberta Jerrold Hadik

  35. It looks like a good indicator, Cuba has enormous growth potential, as well as North-Korea. Elsey Arnaldo Homovec

  36. It was so great meeting you! Thank you for your wonderful feedback. Enjoy your items and 15% off your next purchase! Winnifred Frasier Langille

  37. Some truly superb content on this website , thanks for contribution. Delcina Gabi Shelman

Deixe um comentário

× WHATSAPP