terceira idade no mercado de trabalho terceira idade no mercado de trabalho

Confira 5 vantagens de incluir profissionais da terceira idade no mercado de trabalho

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

O crescimento da população está acompanhando o desemprego: de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de idosos cresceu 18% nos últimos cinco anos e ultrapassou 30 milhões em 2017. Muitas dessas pessoas sofrem com a falta de trabalho e, consequentemente, de renda.

Mas você sabia que empresas que estimulam a terceira idade no mercado de trabalho são beneficiadas com muitas vantagens? Conheça algumas delas neste texto.

1. Maturidade emocional

Quem já passou dos 60 acumulou experiências suficientes para ter uma vida mais calma e sensata. Nessa faixa etária as pessoas não se irritam facilmente e sabem lidar com situações de crise e conflitos. São motivados, tomam decisões com mais prudência e têm paciência para ouvir o outro.

Essa maturidade emocional, que muitos jovens não têm, ajuda a manter o time unido e faz com que os idosos exerçam uma liderança natural sobre os demais.

2. Compromisso

Boa parte das pessoas mais velhas que buscam uma chance no mercado de trabalho desejam um emprego para sentir-se útil. Claro que a necessidade financeira também conta, no entanto, o nível de entrega desses profissionais é muito alto. Isso significa que eles estão realmente dispostos a trabalhar e entregar resultados. 

Uma vez que eles tenham essa característica reconhecida e uma chance para mostrar o seu talento, a mudança se torna perceptível em todas as áreas da empresa, trazendo benefícios em larga escala.

3. Confiança

As pessoas da terceira idade enfrentam muitas dificuldades para se estabelecer em um cargo. Além da qualificação, há o uso de tecnologias e o esforço físico. Eles precisam se reinventar para demonstrar condições favoráveis à sua contratação.

Ou seja, antes de candidatar-se à vaga, esse profissional venceu várias barreiras. Dessa forma, favorecê-lo com o acolhimento é mais do que uma relação trabalhista, é uma relação de confiança.

4. Diversidade de ideias

Empresas com maior parcela da equipe jovem tendem a pensar de forma mais moderna e revolucionária. Isso é ótimo, mas existem situações que pedem ações mais conservadoras. O equilíbrio é o ideal, portanto, vale a pena incluir pessoas mais velhas no time e ampliar o repertório de ideias. Dessa forma, todos aprendem algo e o crescimento coletivo traz uma evolução poderosa para o mercado.

5. Fidelidade

Você já deve ter ouvido seus pais ou avós falarem com orgulho que trabalharam 30, 40 até 50 anos na mesma empresa. Isso ocorre porque há alguns anos, vestir a camisa do trabalho era levado muito a sério.

O sentimento de pertencimento é tão forte nas antigas gerações, que elas consideram o trabalho como a própria família. Ter um membro dessa categoria na sua organização é garantir um profissional fiel à sua marca.

Como você viu, a inclusão da terceira idade no mercado de trabalho não é boa apenas para esses profissionais, mas para as empresas. As características desse público ajudam a desenvolver melhor as relações humanas e dão mais credibilidade às organizações. Por esse motivo os setores de Recursos Humanos precisam se reinventar e repensar as suas práticas de saúde para acolher as necessidades dessa geração.

Gostou do artigo? Então conheça as principais doenças ocupacionais e saiba como preveni-las!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

× WHATSAPP