ansiedade no ambiente de trabalho ansiedade no ambiente de trabalho

4 ações que ajudam a lidar com a ansiedade no ambiente de trabalho

5 minutos para ler
Powered by Rock Convert

É cada vez mais comum encontrar pessoas que sofrem com a depressão e a ansiedade, principalmente no ambiente de trabalho. A grande pressão para dar conta das tarefas, se destacar e cumprir prazos em um período curto pode desencadear a sensação de incapacidade e de angústia. Assim, o colaborador sofre com problemas de concentração e se sente desmotivado, o que prejudica o seu trabalho e a sua vida pessoal.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ansiedade tem um impacto econômico global, com perdas de produtividade na casa de 1 trilhão de dólares. Por outro lado, cada 1 dólar investido na saúde mental dos colaboradores gera um retorno 4 vezes maior.

Logo, criar uma rede de suporte para quem sofre com esse problema trará resultados não só na eficiência e no lucro da empresa, mas na qualidade de vida dos colaboradores.

A ansiedade no ambiente de trabalho merece atenção e, por isso, separamos 4 ações que auxiliam a lidar com essa questão e a ter uma equipe forte e motivada. Confira!

1. Inclua a yoga no ambiente de trabalho

A yoga tem como objetivo criar um equilíbrio entre o corpo e a mente com exercícios especialmente elaborados com foco na postura e na respiração. Essa técnica é uma ótima opção para lidar com a ansiedade, já que reduz o estresse e proporciona maior concentração e relaxamento.

Além disso, a qualidade de vida dos colaboradores é ampliada graças a benefícios como:

  • correção da postura;
  • diminuição de dores musculares;
  • melhoria da memória;
  • redução do risco de doenças cardiovasculares e inflamações do corpo, entre outras.

Para tirar proveito da yoga, o ideal é investir em sessões regulares na empresa com um profissional especializado. Essas sessões ainda têm o intuito de integrar a equipe e melhorar a comunicação.

2. Incentive a prática de atividades físicas

Outra forma de lidar com a ansiedade no ambiente de trabalho é incentivar os colaboradores a praticarem atividades físicas regulares. Ao se manter em movimento, a equipe ainda fortalece a saúde, evitando problemas circulatórios e doenças como o diabetes.

Além disso, a prática de exercícios físicos faz com que o organismo produza endorfina, que ajuda a reduzir os sintomas da depressão e da ansiedade. Essa substância também é responsável pela sensação de bem-estar. É por isso que, após uma caminhada ou corrida, é possível se sentir mais disposto e feliz.

Há diversos modos de estimular a prática de atividades físicas. Um deles é formar grupos de caminhada ou organizar eventos esportivos com empresas especializadas no assunto.

3. Promova eventos sobre o tema

É fundamental demonstrar para os colaboradores que a empresa se preocupa com o bem-estar e a saúde mental. Logo, promover eventos sobre o tema é uma forma de conscientizar sobre o problema e espalhar a mensagem de que a ansiedade precisa de cuidado.

Realizar rodas de conversas com especialistas no assunto e workshops que demonstrem como lidar com a ansiedade são boas apostas. Desenvolver uma semana da saúde também é essencial. Além de tratar de questões como acidente de trabalho, ainda traz informações úteis sobre saúde mental.

Esses eventos mostram à equipe que a empresa está pronta para ouvir as dores de seus colaboradores e que quer se envolver no processo de conscientização dos distúrbios mentais.

4. Implemente a Quick Massage

Diante da ansiedade, é normal que a pessoa se sinta presa, tanto física quanto psicologicamente. Por isso, focar técnicas de relaxamento ajuda a reduzir a tensão muscular provocada pela ansiedade.

A Quick Massage é uma atividade rápida aplicada na cabeça, no pescoço, nos ombros, nas costas, nas mãos e nos braços. Ela pode ser feita por um profissional, durante 12 a 15 minutos.

Além do corpo relaxado, há uma redução de estresse e uma ativação da circulação sanguínea. Com isso, a mente funciona melhor, com atenção e tranquilidade, o que ajuda a enfrentar os desafios cotidianos com mais confiança.

Saber lidar com a ansiedade no ambiente de trabalho é imprescindível para as empresas, afinal, o seu sucesso profissional depende da produtividade e da motivação dos colaboradores. A fim de auxiliar a equipe da melhor maneira, é importante contar com profissionais especializados na área de saúde. Eles vão conduzir atividades que trabalhem efetivamente a ansiedade e outros problemas mentais.

A ExMove oferece serviços com foco no bem-estar, na qualidade de vida, na saúde e na felicidade dos colaboradores. Conheça mais os nossos serviços e descubra qual é o ideal para o perfil da sua empresa! 

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

× WHATSAPP